ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Compartilhe
avatar
Huguinho Onofre

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2014

Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Huguinho Onofre em Sex Set 12, 2014 2:20 pm

Galera sou aficcionado por um bom hamburguer e ao longo dos anos testei bastante coisa.

Recentemente aprendi um blend de carnes no guia do hamburguer q vale demais a pena.
São carnes baratas e muito saborosas q deixam o troço absurdamente gostoso.

1-Como escolher a carne e fazer o hambúrguer perfeito e artesanal

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Várias são as receitas que encontramos em sites de culinária, gastronomia e até mesmo nos sites sobre hambúrguer. Mas a maioria deles sempre comete os mesmos erros básicos na hora de ensinar como fazer um hambúrguer artesanal.E garantimos que é fácil conseguir um resultado igual ou até melhor dos que os que comemos nas hamburguerias.

Apesar de fazer em casa dar um pouquinho mais de trabalho, fica bem mais barato e a receita vai ficar do seu jeito.

COMO ESCOLHER A CARNE
Então vamos começar ensinando como escolher as carnes para o hambúrguer perfeito.

Vá até um um açougue de confiança. No supermercado, muitas vezes a carne pode até ser boa, mas só podemos comprar a que está cortada e embalada nas prateleiras.

Para fazer um bom hambúrguer artesanal é preciso escolher o tipo de carne e também a mistura que vai moer. É isso mesmo, hambúrguer gostoso não precisa ser feito apenas de um tipo de corte de carne.

Quando forem à uma hamburgueria e pedirem o tradicional hambúrguer de picanha, não se iludam! Nenhuma delas fará um hambúrguer com 100% de carne de picanha – com raríssimas exceções. Para falar a verdade, algumas só usam a gordura da picanha e vendem como tal. Deixando de lado os “desonestos”, a razão para não usar 100% de picanha é simplesmente porque é caro e ficaria inviável vender o hambúrguer a um preço muito alto. E misturar tipos diferentes de carne enriquecem o sabor, pois cada corte tem suas características próprias, quantidade de sangue e consistência. Este é o segredo, o “blend perfeito”, o que faz os hambúrgueres serem diferentes em cada lugar que comemos.

A IMPORTÂNCIA DA GORDURA
Outro ponto essencial é a quantidade de gordura e qual tipo será usado. Já vimos muitas recomendações, mas o ideal é que a porcentagem seja entre 15% e 20% do peso da carne limpa. Fará toda a diferença para montar os hambúrgueres e também no preparo e suculência. O Guia do Hambúrguer usa 20%, fica gostoso tanto na chapa quanto na grelha.

A gordura é essencial no blend do hambúrguer porque será a responsável por trazer sabor ao conjunto. Por isso, dissemos que algumas hamburguerias que põe apenas a gordura da picanha, porque é essa gordura que vai dar um sabor diferenciado à mistura de carne.

Desta vez fizemos 2 tipos:
· Blend 1: 500g de miolo de acém, 500 g de peito e 500g de fraldinha + 300g de gordura do peito (adicionamos 20% de gordura a 1,5kg de carne, totalizando 1,8kg)
· Blend 2: 500g de miolo de acém, 500 g de peito e 500g de baby beef + 300g de gordura do peito (adicionamos 20% de gordura a 1,5kg de carne, totalizando 1,8kg)

TIPOS DE CARNE
Vocês podem usar carnes de 1ª ou de 2ª, o ideal é que não tenham quase nenhum nervo, para que na hora de comer não fiquem mastigando aqueles pedacinhos duros e indesejados. Na escolha do corte, pode variar bastante, mas os mais comuns são: peito, contra filé, fraldinha, maminha, acém, picanha, alcatra e acém. Faremos em breve uma matéria detalhada explicando cada corte de carne para serem usadas na preparação do hambúrguer.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A gordura deve ser um tipo de “gordura boa”, que dá sabor à carne, dá liga no blend e não compromete a consistência. Mesmo porque para fazer um bom hambúrguer artesanal é PROIBIDO colocar ovos, farinha, sopa de cebola e qualquer outro tipo na mistura. Eles tiram o gosto da carne e descaracterizam a receita. No nosso blend usamos gordura do peito que é uma ótima escolha.

COMO MOER A CARNE
Mas não pense que agora é só moer a carne e tudo terminou. Algumas dicas importantes neste momento é começar pela escolha de uma carne fresca e não congelada, mas que esteja bem gelada. Pedir para o açougueiro limpá-las separadamente e cortá-las em cubos, como se fosse um estrogonofe. Se tiver um moedor de carne, após cortar a carne ponha novamente na geladeira antes de moer.

Depois disso, misture os tipos de carne que escolheu com os cubos de gordura igualmente picados e leve ao moedor.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Nós preferimos a textura da carne mais rústica, então é só pedir para moer só uma vez. Mas tem que tomar um pouco de cuidado para que as carnes levadas ao moedor estejam bem misturadas, alternando carne e gordura. Caso contrário terão partes com mais gordura que outros. O jeito mais simples é pedir para moer a carne duas vezes, ela naturalmente vai se misturar. Mas sem deixar aquela pasta de carne moída, isso deixa o hambúrguer pesado e compacto.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
-
Pronto, você está com o blend para preparar o hambúrguer perfeito!

Créditos e fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


2 - Hamburguer de gorgonzola do conceituado István Wessel







3-JACK & VANILLA BURGER

( Testado e super aprovado)

JACK & VANILLA BURGER
Serve 10 pessoas.
► 2,5kg de fraldinha moída
Molho:
► 90ml de Jack Daniels
► 90ml de molho inglês
► 20ml de fumaça líquida ou em pó ( uma colher de chá)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Marinar a carne já moída com metade do molho e deixar na geladeira por 3 horas.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Moldar os hambúrgueres (o Casal Molina fez cada um com 200g), colocar na chapa, colocar sal rosa e pimenta do reino e regar com um pouco de molho.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

02
► Chapar os pães com manteiga (Casal Molina sabe das coisas, nunca sirva um hambúrguer em um pão frio, NUNCA!)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Regar o hamburguer com o molho enquanto estiver fritando:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Créditos para o site ohamburguerperfeito e o casal Molina q cedeu a receita:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

4-Receita – Original Burger do Melting Burgers

Seja o primeiro a comentar
Os sócios do Melting Burgers, Michel Fernandes Thomé e Marcela Tarraf Rubio, ensinam o passo a passo para preparar o famoso Original Burger, o carro chefe da casa de São José do Rio Preto. A receita é simples, mas há detalhes fundamentais para que o sabor fique perfeito. Confira abaixo (rende quatro unidades):

Nota Hambúrguer Perfeito: rapaziada, se liga que nessa receita o hambúrguer é com mussarela no meio da carne, isso só pode ficar sensacional!)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

600g de ponta de peito moído 1x
► 60g gordura de ponta de peito
► 60g queijo mussarela moída
► 60g de bacon moído
► 4 pães de hambúrguer
► 40g de manteiga sem sal
► 120g de maionese de páprica
► 200g de mussarela fatiada
► 120g de bacon fatiado
► 40g de picles fatiado

► 4 ovos caipiras
Preparo:
Misture bem a carne com a gordura, a mussarela moída e o bacon moído até ficar uma massa homogênea. Separe-a em quatro partes iguais e molde em formato de hambúrguer. Coloque os Burgers na chapa e salpique sal e pimenta do reino a gosto. Ao virar o burger, coloque as fatias de mussarela sobre o lado já frito para derreter – para ajudar a derreter, poderá jogar um pouco de água na frigideira ou chapa e tampar o Burger para abafar. Quando o Burger atingir o ponto desejado, uma dica é retirá-lo da chapa e colocá-lo sobre uma assadeira vazada e deixá-lo descansando por cerca de 1 minuto para que o Burger não transfira toda a umidade para o pão.
Montagem:
Corte os pães de hambúrguer ao meio, passe a manteiga dos dois lados dos pães e “toste” na chapa. Reserve. Agora a montagem é muito simples! Passe a maionese de páprica na parte de baixo do pão, coloque o Burger com a mussarela, as tiras de bacon, ovo caipira frito e finalize com o picles.
Inspirada na essência americana, o Melting Burgers desenvolveu todo seu conceito em cima desta atmosfera, desde a decoração até o cardápio, trazendo um dos pratos mais típicos dos Estados Unidos, o Burger, na sua melhor forma.
Não conhece o Melting Burgers? Foi inaugurado em dezembro de 2013, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Os sócios visitaram mais de 40 hamburguerias no Brasil e no Exterior para se inspirarem nos melhores produtos de cada uma delas.
Quem assinou o cardápio, e desenvolveu as receitas e treinamentos foi o Chef Marcos Lee, do badalado Bar., que visitamos tempos atrás, olha aqui. Para os interessados em hamburguerias, o Melting Burgers está com o seu modelo de franquia saindo da chapa. Para mais informações, o e-mail de contato é: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Melting Burgers
Rua Doutor Raul Silva, n 153, Redentora – São José do Rio Preto

fonte e créditos: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

um do grande site ohamburgerperfeito!

5-Receita do Hambúrguer Perfeito (caseiro)

Testes e mais testes, finalmente chegamos a uma conclusão! Temos a receita definitiva do Hambúrguer Perfeito (nesse caso, do Blog Hambúrguer Perfeito, por que afinal, gosto é gosto não é mesmo?).
Somos adeptos do quanto mais simples, melhor, então, tivemos que equilibrar as coisas para tornar o hambúrguer fácil para qualquer leigo na cozinha fazer (tipo eu) e muito gostoso! Lá vai!

Ingredientes para 4 hambúrgueres perfeitos:
► Manteiga
► Molho shoyu
► 2 Cebolas
► 1 caixa de bacon em tiras
► 4 pães de hambúrguer
► Sal rosa (caso não tenha, pode ir de sal grosso de churrasco ou até mesmo o sal refinado normal)
► Pimenta do reino em grão
► Queijo prato
► Para a carne: moer 300g de fraldinha + 300g de patinho + 100g de gordura – o que renderá sensacionais e suculentos hambúrgueres de 175 g – na medida!
► Maionese caseira, basta clicar aqui e seguir esta receita.
Modo de preparo da carne:
Muito fácil! Basta dividir a mistura (o pessoal gosta de falar “blend”) de carnes moída em 4 partes iguais e moldar os hambúrgueres, eu costumo usar este aro para fazer ovo frito, se não tiver, pode ir na mão mesmo!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


► Dica malandra número 1: tente comprar a carne moída o mais perto possível da hora de fazer o hambúrguer, isso conserva as propriedades e o sabor da carne.
Ok, hambúrgueres moldados hora levar à grelha! Nós preferimos fazer na grelha ou na churrasqueira, pois deixa um gostinho defumado que não se consegue na chapa, mas se não tiver nem um e nem outro, vai na chapa mesmo!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


► Dica malandra número 2: manuseie a carne suavemente e molde o hambúrguer com poucos toques, quanto menos mexer na carne melhor! Isso ajuda a deixá-la suculenta, se liga:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Assim que colocar o hambúrguer na grelha, moa o sal rosa (ou sal grosso ou coloque o sal refinado) em cima do hambúrguer e depois moa a pimenta do reino. Cubra a superfície inteira do hambúrguer com o sal. Use ½ parte de pimenta do reino para o que você usou de sal.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

4 a 5 minutos depois, vire o hambúrguer e coloque o mesmo tempero do outro lado, um pouco antes de chegar no ponto em que você deseja, coloque duas fatias de queijo prato em cima e tampe para derreter. Quando derreter, está pronto!
► Dica malandra número 3: MUITO CUIDADO NA HORA DE VIRAR O HAMBÚRGUER! Este momento é crucial para o sucesso da operação, como usamos apenas carne, a consistência dele é bem leve, mas é só tomar cuidado que tudo dá certo.


Modo de preparo da cebola:
Corte a cebola como quiser (em rodelas ou em cubinhos), frite na manteiga, quando começar a ficar levemente dourada, jogue um pouco de molho shoyu, mais alguns segundos e está pronta!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Modo de preparo do bacon:
Esse é fácil demais, cubra um prato com papel toalha, leve o bacon ao micro-ondas por uns 5 ou 6 minutos (isso vai depender do seu micro-ondas), e pronto! Ele fica seco e crocante no ponto certo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


O pão:
Fica por último, bacon crocante feito, cebola na manteiga feita, carne quase chegando no ponto, é hora de dar atenção ao pão! Muito simples, faça um pão na chapa, estilo aqueles de padoca, só que com pão de hambúrguer. Coloque a manteiga na frigideira e esquente o pão até ficar dourado, sirva o hambúrguer no pão quente – isso é essencial!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Uma variação legal que você pode fazer é no pão italiano – é só tirar a borda dura do pão e fazer na manteiga também, ele fica um pouco mais crocante e com um sabor mais marcante.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Dica malandra número 4: coloque a carne quente em contato com o pão, pois isso vai fazer o pão na chapa dar aquela leve derretida na manteiga o que torna tudo mais espetacular!
Depois é só colocar o bacon, a cebola e a parte de cima do pão e pronto! Ah claro, maionese à parte. Pronto, aí é só ir pro abraço!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Hambúrguer com a marca registrada do Blog Hambúrguer Perfeito!

Créditos, fonte  e inspiração: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Maionese 1

Ingredientes:
► 2 ovos
► 1/2 limão em suco
► Sal
► Pimenta do reino
► 1 dente de alho (o menor que tiver, triturado)
► Salsinha e cebolinha, (eu coloquei bastante, pois gosto dela bem verdinha) de preferência comprado no dia, não pode ser desidratada.
► 1 sachê de mostarda amarela ou 1 colher de sopa
► Azeite
► Óleo

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Preparo:
Coloque no liquidificador na sequência os ovos, suco de limão, pimenta do reino, sal, salsinha e cebolinha, mostarda e o dente de alho já triturado. Bata tudo em velocidade baixa e vá imediatamente acrescentando óleo e azeite em fio até que atinja o ponto de maionese.
Ponto esse que o preparo deixa de ser liquido e toma a consistência de creme e não vira mais no liquidificador (aproximadamente 1 minuto batendo no liquidificador e acrescentando óleo até dar o ponto).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Créditos e fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Maionese caseira especial ( receita minha)2

Galera alguns anos comendo fora e apreciando bons lanches e maioneses cheguei em uma receita q é praticamente unanimidade.
Quem prova normalmente curte e muito.

Ingredientes:
2 ovos
cebola de cabeça a gosto ( 2, 3 rodelas em média)
1 ou 2 colheres de Mostarda de boa qualidade Dijon, Heinz ou mesmo Hemmer q mesmo barata tem uma qualidade decente.
meio limão
azeitonas verdes a gosto
1 fatia de presunto
Óleo até dar ponto

Sal a gosto( se atentando ao fato da azeitona ser salgada)
Modo de preparo:
Bater primeiro os ovos por 30 40 segundos para tirar aquele gosto forte.
Em seguida acrescentar a cebola de cabeça + o limão e bater um pouco mais.
Depois basta acrescentar os outros ingredientes: mostarda, azeitonas e o presunto.
O presunto ajuda dar uma textura top, fica tipo um pate cremoso, coisa fina, estilo hamburgueria tradicional.
Ir acrescentando o óleo vagarosamente e colocar na textura q julgar melhor.
Eu particularmente bato com uma colher por cima qnd o liquidificador trava pois curto a maionese grossa e cremosa.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Última edição por Huguinho Onofre em Sex Out 24, 2014 11:43 am, editado 20 vez(es)
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 770
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Borg em Dom Set 14, 2014 8:10 am

Excelente tópico. O material está tão técnico que foi movido para a seção de debates, pois cabem considerações mais profundas que o normal.
avatar
Lammarr

Mensagens : 40
Data de inscrição : 28/08/2014
Idade : 49
Localização : Brazólia/DF

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Lammarr em Seg Set 15, 2014 5:20 am

Gostei muito da matéria. Acabei testando ontem. Depois posto a receita do hamburguer que fiz baseado nela. Só digo que ficou delícia.


_________________
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho. Ela é o caminho.
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 770
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Borg em Ter Set 16, 2014 1:00 am

Lammarr escreveu:Gostei muito da matéria. Acabei testando ontem. Depois posto a receita do hamburguer que fiz baseado nela. Só digo que ficou delícia.

No aguardo dos comentários, eheheheh...
avatar
Lammarr

Mensagens : 40
Data de inscrição : 28/08/2014
Idade : 49
Localização : Brazólia/DF

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Lammarr em Ter Set 16, 2014 1:33 pm

Então. Esse assunto de hamburguer e almôndegas muito me interessa, pra quando eu resolver me aposentar e seguir um amigo professor, que dizia que era melhor vender laranja na rua do que ser professor (e ele é doutor em literatura e dava aula em universidade...) Vai que eu resolvo montar uma coisinha pra vender hamburguers e almôndegas? Mas isso é só devaneio. Até a ideia aparecer vou envenenando a mim mesmo, por uma boa causa.

Como sou muito corajoso, testei, baseado em tudo que li ali no texto, mas de forma absolutamente caseira, e numa receita que a tandra postou lá na Culinária Caseira e, ainda, numas latinhas de cerveja, que foram minhas auxiliares. Meu pequeno hamburguer:

440g de carne de boi (acém) moída;
100g (cerca de) de linguiça de porco, marca, de tanto ouvir o Borg falar de marca isso marca aquilo, evitei a do açougue (à granel), mas fiquei com vontade, tava bonita e comprei, salvo engano, linguiça de porco Sadia (emb. 1 kg) Mas como estou no serviço, depois tenho que conferir.
Sal, pimenta do reino, azeite.

Como se pode perceber, quem está de dieta, é bom nem tentar rsrsrsrs Como tenho uma panela feita de adamantium e outros materiais de outras galáxias, que comprei num momento ébrio, que frita sem usar óleo (como se precisasse de óleo pra um hamburguer desses) o hamburguer se fritou na própria gordura, o que achei ótimo. Achei super saboroso.

Fiz outra versão, na mesma proporção substituindo a linguiça de porco natural por linguiça calabreza. Gostei também, mas preferi a primeira.

Ainda não entendi bem essa questão da proporção. Como o Gustavo demonstrou no texto, pode haver uma infinidade de misturas, mas ainda preciso achar o meu ideal. Vou testar o da receita da tandra, com bacon defumado, e outras misturas, até achar o hamburguer ideal, tipo o do Bob Esponja.

Depois posto a receita lá na Culinária caseira com as fotos, porque tem os acompanhamentos ainda rsrsrsrsrs geek


_________________
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho. Ela é o caminho.
avatar
Tandra
Admin

Mensagens : 529
Data de inscrição : 08/08/2014
Idade : 27

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Tandra em Ter Set 16, 2014 2:52 pm

seus posts são ótimo lammarr.. sempre acabo rindo deles mesmo qnd não era para ter graça rsrs..
bom, parece que ficou bom mesmo, o borg é o cozinheiro oficial da minha vida, entao borg por favor, proceda a feitura hambúrguer ja estou com agua na boca. kkkk

ahh lammarr vou esperar vc postar as fotos la no tópico de culinária caseira, de como ficou o prato.


_________________
Dalla Riva Consultoria de alimentos. Nossas Soluções em consultoria.
Acesse: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Lammarr

Mensagens : 40
Data de inscrição : 28/08/2014
Idade : 49
Localização : Brazólia/DF

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Lammarr em Ter Set 16, 2014 5:13 pm

Ué Tandra, é uma forma que achei de escrever, sacaneando a mim mesmo, em vez de apontar pra alguém, assim fica tudo bem e não arrumo encrenca rsrsrsrs

Eu nem quero estar na minha pele quando o Borg souber que eu já vi uma linguiça "muito linda" numa feira aqui perto e que vai ser questão de tempo até eu ir lá buscar ela kkkkk Mas tenho fé que ele vai passar batido desse post.


_________________
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho. Ela é o caminho.
avatar
Huguinho Onofre

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Huguinho Onofre em Qua Set 17, 2014 2:53 pm

Lammarr escreveu:Então. Esse assunto de hamburguer e almôndegas muito me interessa, pra quando eu resolver me aposentar e seguir um amigo professor, que dizia que era melhor vender laranja na rua do que ser professor (e ele é doutor em literatura e dava aula em universidade...) Vai que eu resolvo montar uma coisinha pra vender hamburguers e almôndegas? Mas isso é só devaneio. Até a ideia aparecer vou envenenando a mim mesmo, por uma boa causa.

Como sou muito corajoso, testei, baseado em tudo que li ali no texto, mas de forma absolutamente caseira, e numa receita que a tandra postou lá na Culinária Caseira e, ainda, numas latinhas de cerveja, que foram minhas auxiliares. Meu pequeno hamburguer:

440g de carne de boi (acém) moída;
100g (cerca de) de linguiça de porco, marca, de tanto ouvir o Borg falar de marca isso marca aquilo, evitei a do açougue (à granel), mas fiquei com vontade, tava bonita e comprei, salvo engano, linguiça de porco Sadia (emb. 1 kg) Mas como estou no serviço, depois tenho que conferir.
Sal, pimenta do reino, azeite.

Como se pode perceber, quem está de dieta, é bom nem tentar rsrsrsrs  Como tenho uma panela feita de adamantium e outros materiais de outras galáxias, que comprei num momento ébrio, que frita sem usar óleo (como se precisasse de óleo pra um hamburguer desses) o hamburguer se fritou na própria gordura, o que achei ótimo. Achei super saboroso.

Fiz outra versão, na mesma proporção substituindo a linguiça de porco natural por linguiça calabreza. Gostei também, mas preferi a primeira.

Ainda não entendi bem essa questão da proporção. Como o Gustavo demonstrou no texto, pode haver uma infinidade de misturas, mas ainda preciso achar o meu ideal. Vou testar o da receita da tandra, com bacon defumado, e outras misturas, até achar o hamburguer ideal, tipo o do Bob Esponja.

Depois posto a receita lá na Culinária caseira com as fotos, porque tem os acompanhamentos ainda rsrsrsrsrs geek
Hamburguer é algo bem pessoal.
O interessante é ir testando para chegar no seu.
Eu particularmente curto a carne moída uma vez só para n ficar aquele hamburguer pesado estilo bolinho de carne.
Uma maneira q testei q fica ainda melhor é picando todas as carnes com os menores pedaços q conseguir na faca mesmo e depois misturar com a mão.
avatar
Lammarr

Mensagens : 40
Data de inscrição : 28/08/2014
Idade : 49
Localização : Brazólia/DF

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Lammarr em Qui Set 18, 2014 10:38 am

Gustavo CM escreveu:Hamburguer é algo bem pessoal.
O interessante é ir testando para chegar no seu.
Eu particularmente curto a carne moída uma vez só para n ficar aquele hamburguer pesado estilo bolinho de carne.
Uma maneira q testei q fica ainda melhor é picando todas as carnes com os menores pedaços q conseguir na faca mesmo e depois misturar com a mão.

É mesmo. Vou tentar fazer isso depois posto lá no laboratório de comida caseira. Very Happy


_________________
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho. Ela é o caminho.

gigiobbr

Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/09/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por gigiobbr em Qui Set 18, 2014 7:06 pm

Há duas semana testei um blend bastante interessante. Comprei dessas carnes moídas mais baratas para dar o corpo (1kg). Usei em torno de 100g de carne de porco (pernil) e 300g de cordão de filé mignon (aquele que vem as nervuras junto com a carne) e uma peça de aproximadamente 1.2 kg de capa de contra-filé. Moer foi complicado, pois usei um moedor manual de plástico que parecia que ia estourar a cada girada da manivela. Digo que foi muita carne, poderia ter sido feito em proporções menores.
Resultado: ficou um hamburguer muito saboroso e encorpado. Poderia ter ficado melhor ainda se tivesse usado um patinho ou mais do cordão para dar o corpo.

**Carlos**

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por **Carlos** em Sex Set 19, 2014 9:01 am

Perdoem-me a ignorância:
Esses fantásticos hambúrgueres são comidos puros ou no pão?
Vi o vídeo do István Wessel (cheguei a "lamber os beiço") e ele serve apenas o hamburguer com cebola.
avatar
Huguinho Onofre

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Huguinho Onofre em Dom Set 21, 2014 3:46 pm

Galera to atualizando o tópico no primeiro post para ficar mais fácil de acompanhar.

Daqui a pouco colocarei as maioneses.
Espero q estejam curtindo!
avatar
Huguinho Onofre

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Huguinho Onofre em Dom Set 21, 2014 3:47 pm

**Carlos** escreveu:Perdoem-me a ignorância:
Esses fantásticos hambúrgueres são comidos puros ou no pão?
Vi o vídeo  do  István Wessel (cheguei a "lamber os beiço") e ele serve apenas o hamburguer com cebola.

Carlos tem q colocar no pão e de preferência com um queijo de qualidade , porém nada impede q coma puro caso prefira!


Última edição por Gustavo CM em Dom Set 21, 2014 7:45 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Huguinho Onofre

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Huguinho Onofre em Dom Set 21, 2014 3:53 pm

gigiobbr escreveu:Há duas semana testei um blend bastante interessante. Comprei dessas carnes moídas mais baratas para dar o corpo (1kg). Usei em torno de 100g de carne de porco (pernil) e 300g de cordão de filé mignon (aquele que vem as nervuras junto com a carne) e uma peça de aproximadamente 1.2 kg de capa de contra-filé. Moer foi complicado, pois usei um moedor manual de plástico que parecia que ia estourar a cada girada da manivela. Digo que foi muita carne, poderia ter sido feito em proporções menores.
Resultado: ficou um hamburguer muito saboroso e encorpado. Poderia ter ficado melhor ainda se tivesse usado um patinho ou mais do cordão para dar o corpo.
Bela contribuição amigo gigio!
avatar
Lammarr

Mensagens : 40
Data de inscrição : 28/08/2014
Idade : 49
Localização : Brazólia/DF

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Lammarr em Seg Set 22, 2014 2:33 pm

gigiobbr escreveu:Há duas semana testei um blend bastante interessante. Comprei dessas carnes moídas mais baratas para dar o corpo (1kg). Usei em torno de 100g de carne de porco (pernil) e 300g de cordão de filé mignon (aquele que vem as nervuras junto com a carne) e uma peça de aproximadamente 1.2 kg de capa de contra-filé. Moer foi complicado, pois usei um moedor manual de plástico que parecia que ia estourar a cada girada da manivela. Digo que foi muita carne, poderia ter sido feito em proporções menores.
Resultado: ficou um hamburguer muito saboroso e encorpado. Poderia ter ficado melhor ainda se tivesse usado um patinho ou mais do cordão para dar o corpo.

Nossa, deve ficar muito saboroso. Lembro de ter comprado esse cordão de filé e não saber o que fazer com ele rsrsrsrs. Outra coisa que preciso é comprar um moedor urgente.


**Carlos** escreveu:Perdoem-me a ignorância:
Esses fantásticos hambúrgueres são comidos puros ou no pão?
Vi o vídeo  do  István Wessel (cheguei a "lamber os beiço") e ele serve apenas o hamburguer com cebola.

A questão do pão acho que é pessoal. Eu não faço muita questão porque procuro evitar os carboidratos. Mas acho que os burgueiros devem achar isso um crime rsrsrsrs Eu gostaria de achar um pão mais cascudo, algo entre o italiano e o francês.

Gustavo CM escreveu:Galera to atualizando o tópico no primeiro post para ficar mais fácil de acompanhar.

Daqui a pouco colocarei as maioneses.
Espero q estejam curtindo!

Já vi a maionese, qualquer dia vou tentar de novo. A caseira é bem mais saborosa.


_________________
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho. Ela é o caminho.

xicao

Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por xicao em Qui Set 25, 2014 11:00 pm

Não devia ter entrado nesse topic, to de dieta hahahah!!!!! Mas farei um domingão pra testar. Onde acho essa liquid smoke? aqui em Londrina-PR nunca vi não.

gigiobbr

Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/09/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por gigiobbr em Sab Set 27, 2014 4:52 pm

Xicão, na verdade eu e um amigo compramos ela em pó, através do mercado livre (o frete sai mais caro que o produto kkkkkk). Basicamente é um tempero que dá um toque de defumado no sabor.

xicao

Mensagens : 5
Data de inscrição : 28/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por xicao em Dom Set 28, 2014 9:41 pm

Vou ver se acho pra comprar pela NET então. Valeu pela dica.
avatar
Huguinho Onofre

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Huguinho Onofre em Seg Set 29, 2014 1:21 pm

gigiobbr escreveu:Xicão, na verdade eu e um amigo compramos ela em pó, através do mercado livre (o frete sai mais caro que o produto kkkkkk). Basicamente é um tempero que dá um toque de defumado no sabor.
x_________________
avatar
Huguinho Onofre

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Huguinho Onofre em Qua Out 01, 2014 7:37 am

Up atualizando.

Receita – Original Burger do Melting Burgers

Seja o primeiro a comentar
Os sócios do Melting Burgers, Michel Fernandes Thomé e Marcela Tarraf Rubio, ensinam o passo a passo para preparar o famoso Original Burger, o carro chefe da casa de São José do Rio Preto. A receita é simples, mas há detalhes fundamentais para que o sabor fique perfeito. Confira abaixo (rende quatro unidades):

Nota Hambúrguer Perfeito: rapaziada, se liga que nessa receita o hambúrguer é com mussarela no meio da carne, isso só pode ficar sensacional!)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

600g de ponta de peito moído 1x
► 60g gordura de ponta de peito
► 60g queijo mussarela moída
► 60g de bacon moído
► 4 pães de hambúrguer
► 40g de manteiga sem sal
► 120g de maionese de páprica
► 200g de mussarela fatiada
► 120g de bacon fatiado
► 40g de picles fatiado

► 4 ovos caipiras
Preparo:
Misture bem a carne com a gordura, a mussarela moída e o bacon moído até ficar uma massa homogênea. Separe-a em quatro partes iguais e molde em formato de hambúrguer. Coloque os Burgers na chapa e salpique sal e pimenta do reino a gosto. Ao virar o burger, coloque as fatias de mussarela sobre o lado já frito para derreter – para ajudar a derreter, poderá jogar um pouco de água na frigideira ou chapa e tampar o Burger para abafar. Quando o Burger atingir o ponto desejado, uma dica é retirá-lo da chapa e colocá-lo sobre uma assadeira vazada e deixá-lo descansando por cerca de 1 minuto para que o Burger não transfira toda a umidade para o pão.
Montagem:
Corte os pães de hambúrguer ao meio, passe a manteiga dos dois lados dos pães e “toste” na chapa. Reserve. Agora a montagem é muito simples! Passe a maionese de páprica na parte de baixo do pão, coloque o Burger com a mussarela, as tiras de bacon, ovo caipira frito e finalize com o picles.
Inspirada na essência americana, o Melting Burgers desenvolveu todo seu conceito em cima desta atmosfera, desde a decoração até o cardápio, trazendo um dos pratos mais típicos dos Estados Unidos, o Burger, na sua melhor forma.
Não conhece o Melting Burgers? Foi inaugurado em dezembro de 2013, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Os sócios visitaram mais de 40 hamburguerias no Brasil e no Exterior para se inspirarem nos melhores produtos de cada uma delas.
Quem assinou o cardápio, e desenvolveu as receitas e treinamentos foi o Chef Marcos Lee, do badalado Bar., que visitamos tempos atrás, olha aqui. Para os interessados em hamburguerias, o Melting Burgers está com o seu modelo de franquia saindo da chapa. Para mais informações, o e-mail de contato é: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Melting Burgers
Rua Doutor Raul Silva, n 153, Redentora – São José do Rio Preto

fonte e créditos: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

obs: Adicionado no primeiro post!
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 770
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Borg em Qua Out 01, 2014 8:57 am

Gostei dessa receita, Gustavo. Gostei muito !!!

Vou tirar o picles e colocar tomate seco...
avatar
Huguinho Onofre

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Huguinho Onofre em Qua Out 01, 2014 9:15 am

Borg escreveu:Gostei dessa receita, Gustavo. Gostei muito !!!

Vou tirar o picles e colocar tomate seco...
Essa não testei!
To aqui salivando, testarei o mais rápido possível!

ps: N curto picles, colocarei os bons e tradicionais alface e tomate!
avatar
Tandra
Admin

Mensagens : 529
Data de inscrição : 08/08/2014
Idade : 27

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Tandra em Qua Out 01, 2014 2:15 pm

Poderia mudar o nome do topico para "Agua na boca news" hehehe

Essa última deve ficar top o lammar que vai curti hehehe.

No mais aguardando o borg testar isso em casa. Rs


_________________
Dalla Riva Consultoria de alimentos. Nossas Soluções em consultoria.
Acesse: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Huguinho Onofre

Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/08/2014

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Huguinho Onofre em Qua Out 01, 2014 4:11 pm

Maionese caseira especial ( receita minha)

Galera alguns anos comendo fora e apreciando bons lanches e maioneses cheguei em uma receita q é praticamente unanimidade.
Quem prova normalmente curte e muito.

Ingredientes:
2 ovos
cebola de cabeça a gosto ( 2, 3 rodelas em média)
1 ou 2 colheres de Mostarda de boa qualidade Dijon, Heinz ou mesmo Hemmer q mesmo barata tem uma qualidade decente.
meio limão
azeitonas verdes a gosto
1 fatia de presunto
Óleo até dar ponto

Sal a gosto( se atentando ao fato da azeitona ser salgada)
Modo de preparo:
Bater primeiro os ovos por 30 40 segundos para tirar aquele gosto forte.
Em seguida acrescentar a cebola de cabeça + o limão e bater um pouco mais.
Depois basta acrescentar os outros ingredientes: mostarda, azeitonas e o presunto.
O presunto ajuda dar uma textura top, fica tipo um pate cremoso, coisa fina, estilo hamburgueria tradicional.
Ir acrescentando o óleo vagarosamente e colocar na textura q julgar melhor.
Eu particularmente bato com uma colher por cima qnd o liquidificador trava pois curto a maionese grossa e cremosa.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ps: adicionada ao primeiro post e créditos para o autor do tópico! hehe
avatar
Lammarr

Mensagens : 40
Data de inscrição : 28/08/2014
Idade : 49
Localização : Brazólia/DF

Delícia!

Mensagem por Lammarr em Seg Out 06, 2014 6:31 pm

Já tenho uma fonte de consultas quando for fazer maionese. E já anotei a receita do melting burger. Show!


_________________
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho. Ela é o caminho.

Conteúdo patrocinado

Re: Hamburguer Artesanal e maioneses caseiras !!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Dom Jun 25, 2017 4:08 am