ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


Alimentos orgânicos podem ser mais prejudiciais do que alimentos com agrotóxicos...

Compartilhe
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 770
Data de inscrição : 08/08/2014

Alimentos orgânicos podem ser mais prejudiciais do que alimentos com agrotóxicos...

Mensagem por Borg em Dom Set 07, 2014 4:38 pm

Alimentos orgânicos são inegavelmente mais saudáveis do que aqueles com agrotóxicos; mas risco de contaminação é maior

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Getty Images

Alimentos orgânicos são muito mais saudáveis que os com agrotóxicos, mas desde que sejam cultivados com cuidado para evitar contaminação e que sejam muito bem higienizados ao comer
É sempre melhor escolher um alimento orgânico do que um com agrotóxico. Isso ninguém discute. No entanto, especialistas alertam que é preciso avaliar bem a fonte de onde esse alimento proveio, já que ele pode estar contaminado com fungos, bactérias e até mesmo por protozoários – como a cisticercose, mais conhecida por solitária.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Por não ter os defensores agrícolas, os alimentos orgânicos são, de uma forma simplista, desprotegidos. Para isso, é preciso ter cuidado maior no plantio e crescimento, para que ele não seja contaminado por fungos, bactérias ou parasitas.

O nutrólogo Roberto Navarro explica que nutricionalmente, os alimentos orgânicos têm uma vantagem inegável sobre os que com agrotóxicos. "Só tem que ter cuidado na hora da compra e do consumo", alerta.

Esse cuidado que o médico se refere vai desde o plantio do alimento até quando ele é levado à boca. Navarro explica que, se o alimento orgânico está mais mole do que o normal, é preciso ficar de olho, pois indica que está estragando. Vale lembrar que os orgânicos estragam mais rápido do que os com agrotóxico.

Ele também aconselha a higienizar os alimentos com maior atenção. "Alguns fungos são invisíveis, mas é preciso desprezar o alimento que já mostra visivelmente que tem algum fungo", explica ele. Outros sinais apontados pelo especialista são coloração alterada, odor diferente, e, claro, os famosos parasitas. "A goiaba com bichinhos", comenta.

A cisticercose é um outro problema. A ingestão de ovos da tênia, mais conhecida por lombriga solitária, costuma acontecer pela alface, rúcula, agrião e outras folhas. "Se lavar bem, o risco é anulado", comenta o médico. Ele recomenda que além da higienização em água corrente, seja utilizada soluções para matar esses microorganismos.

As três receitas eficazes para exterminar o problema são simples: uma colher de sopa de bicarbonato de sódio a cada litro de água, três colheres de sopa de vinagre para cada litro de água ou usar hipoclorito na quantidade especificada na embalagem do higienizante são soluções ótimas nesses casos. Neste caso, o médico lembra que o hipoclorito é o mais eficiente dentre os três. Deixar o alimento de molho por algum tempo pode diminuir em 90% o risco de contaminação.

Para o nutrólogo, escolher alimentos com a certificação de produto orgânico é uma segurança a mais, já que o plantio e crescimento dos alimentos devem seguir um padrão rígido de qualidade.

Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Eu suprimi os links falando sobre os agrotóxicos, pois o que me interessou foi o ponto de vista sobre os orgânicos e seus riscos.

Infelizmente a falta de cultura e de instrução de nosso povo faz com que muita gente ache que um alimento "orgânico" ou "transgênico" ou mesmo "hidropônico" é um alimento que pode ir direto pra panela pois está seguro... Um erro terrível, porém muito comum.
avatar
Dartagnan

Mensagens : 108
Data de inscrição : 28/08/2014
Localização : Rio de Janeiro

Re: Alimentos orgânicos podem ser mais prejudiciais do que alimentos com agrotóxicos...

Mensagem por Dartagnan em Dom Set 07, 2014 9:26 pm

Tai um dos meus assuntos favoritos. Então Borg, achei importante você destacar para a palavra 'podem' fazer mal. E eu recorço que isso não se deve exatamente ao fato de serem orgânicos, já que nessa questão da limpeza, muitas vezes o cuidado é inversamente proporcional à quantidade.

Sempre evito dar ideia pra teorias conspiratórias, mas acho que o fato de mais pessoas se preocuparem com a procedência do alimento vem incomodando pessoas do setor, já que muitos estão acostumados com uma fiscalização débil e a maioria das pessoas não tem como averiguar essas coisas de perto.

Acho que a relação Custo X Benefício dos BONS orgânicos é imbatível em certos hortifrutigranjeiros. E mais justa até pelo trabalho diferenciado que se permite ter com o produtor (embora isso seja até outro assunto).

Tô no celular, depois posto mais. É um assunto longo..


_________________
Pense positivo. Não te garanto que tudo irá dar certo. Mas com certeza pensar negativo será pior...
avatar
Laerte

Mensagens : 257
Data de inscrição : 11/10/2014

Re: Alimentos orgânicos podem ser mais prejudiciais do que alimentos com agrotóxicos...

Mensagem por Laerte em Dom Out 26, 2014 2:58 pm

Muito boa explicação, quando estou no Brasil faço questão de comprar esses alimentos na feira, ja que no canadá não se ve muito deles e eu adoro.

Borg o topicos estão show demais cara, ainda não dei conta de ver todos, mas, vou ver, agora tenho que ir votar, 45 na cabeça rsrsr, mas, tarde eu termino de ler os tópicos todos.

abs
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 770
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Alimentos orgânicos podem ser mais prejudiciais do que alimentos com agrotóxicos...

Mensagem por Borg em Dom Out 26, 2014 4:34 pm

Vlw !!!
lol!

Conteúdo patrocinado

Re: Alimentos orgânicos podem ser mais prejudiciais do que alimentos com agrotóxicos...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qua Set 20, 2017 4:23 am