ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


Regras para este fórum

Compartilhe
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 770
Data de inscrição : 08/08/2014

Regras para este fórum

Mensagem por Borg em Dom Ago 10, 2014 8:12 pm

Bem vindos ao fórum Alimentos em Debates (alidb).

Leiam as regras:

Primeiramente cumpre salientar que este fórum tem por objetivo abranger o maior número de interessados dentro do segmento alimentício. Buscamos o debate sensato entre especialistas e consumidores, tirando dúvidas, aperfeiçoando conhecimentos, somando informações e trocando experiências.

As regras têm como intuito orientar os usuários na boa utilização do fórum.

Ao participar do fórum Alidb você está implicitamente concordando com as regras aqui contidas, cuja leitura é de responsabilidade do usuário.

É importante ressaltar que este espaço é uma iniciativa particular liderada por pessoas que se dedicam a mantê-lo organizado, atualizado e em melhoria constante, e caso alguma das regras descritas seja desrespeitada os Administradores se reservam o direito de intervir e tomar as decisões cabíveis em cada caso, visando o bem estar dos demais usuários do fórum. Ninguém é obrigado a participar deste espaço caso não concorde com suas regras, aliás, nem deveria.

Regra 0 -  Não toleramos nenhum tipo de perseguição, provocação a membros deste fórum, independente do local onde tudo se originou. A proposta deste fórum é a de trocar experiências, agregar conhecimento e se divertir em um ambiente positivo, maduro e saudável. Qualquer ação de qualquer membro que desrespeite esta regra básica será punida com tolerância zero, ou seja, o usuário será banido imediatamente.

Abaixo, as demais regras para este fórum.

1. Respeitar opiniões divergentes da sua

Nesse fórum, todos os usuários podem se expressar abertamente expondo sua opinião sobre os assuntos a que se destina este fórum, lembrando que seu direito de opinar é o mesmo direito que é dado a todos, logo, respeite todas a opiniões mesmo que elas sejam contrárias às suas. Provocações ou posts com o intuito de humilhar ou desmerecer o conhecimento de alguém, serão imediatamente coibidas pela moderação através de punições, que variam de advertência pública até o banimento em casos mais graves (vide regra 0).

2. Excessos

A administração entende que todo excesso é prejudicial, e pode afetar a qualidade dos debates sobre os alimentos e cenário do consumo em geral, que é a razão principal do funcionamento deste fórum.

É permitido expressar seu ponto de vista nos assuntos abordados e até mesmo fazer uma brincadeira ou provocação descontraída e positiva, porém tudo deve ser feito com bom senso e limites. A administração avaliará se o usuário está exagerando, e aplicará as punições necessárias caso a situação saia do controle.

3. Cadastro e Validação

Todos os usuários registrados só terão seus cadastros liberados após aprovação da equipe de Administração do Fórum. Isso é feito várias vezes durante o dia e tem como intuito evitar o cadastro de usuários que nada têm a somar com os debates, entrando apenas para desvirtuar o objetivo mor desse espaço e causar baderna que não contribuirá em nada com o bom andamento do fórum. Não precisamos de indivíduos com tais intenções.

4. Apresentação

A sessão de Apresentação é uma área criada para concentrar as apresentações de todos, disponível para quem chegou e quer se apresentar. Assim, avisamos que qualquer tópico criado com essa mesma intenção em outro lugar será movido, para evitar redundância de tópicos.


5. Categorias e grupos de foristas

Este espaço terá, a priore, três tipo grupo de foristas. Os Administradores, os Membros comuns e os Especialistas, lembrando que não é necessário ser especialista para dar sua opinião técnica. A criação do grupo "Especialista" é para profissionais que já trabalham na área e possuem um conhecimento mais técnico sobre determinado assunto. Se você é especialista em determinado segmento, isso não significa que você deve se limitar a postar apenas na sessão específica. O fórum por inteiro, bem como suas sessões, são disponibilizados a todos sem restrição.

6. Uso de Mensagens Particulares (MP) e Chat

O Fórum disponibiliza a ferramenta de Mensagens Particulares, onde os foristas podem conversar livremente entre si. Não há restrição de conteúdo, mesmo por que o acesso das MPs cabe apenas aos foristas participantes da conversa.

A MP tem duas finalidades básicas: O diálogo de interesse estritamente individual entre usuários e o reporte de um determinado assunto a algum membro da Administração, para evitar desvirtuamento de tópicos com conteúdo alheio ao assunto, devendo nesse caso o forista encaminhar sua mensagem para  o outro colega em questão.

As MPs são particulares e o usuário que as divulgar no Fórum será suspenso por 15 dias. Reincidências são tratadas como falta gravíssima.

O fórum também disponibiliza a conversa através de chat, que ficam no rodapé do fórum, podendo assim os foristas manterem contato com a Administração do fórum em tempo real. É uma ferramenta de comunicação maciça, sem limite de integrantes.


7. Avatar e Assinatura

Em relação a utilização de imagem nas assinaturas: O uso inicialmente está proibido. Posteriormente estudaremos alguma forma de liberação.

São proibidas assinaturas com provocações ou ofensas a outros membros, sendo a atitude punida pela equipe de moderação. Somos todos adultos e inteligentes. Ironias e indiretas são facilmente percebidas e quem as coloca claramente expressa seu desejo de tumultuar o ambiente. Estes foristas não serão tolerados no fórum.

Estão proibidos avatares com conteúdo pornográfico/erótico. Os avatares com esse conteúdo serão editados sem aviso prévio e na reincidência o usuário será punido com suspensão. Este fórum possui uma temática mais séria, entendemos que a maturidade é uma característica comum a todos que se cadastraram aqui.

8. Punições  

A aplicação das punições será feita de acordo com critérios que levam em conta as regras descritas no fórum, o bom senso, o contexto e a intenção evidente do usuário. A equipe de moderação, após analisar o caso, aplicará as punições que considerar adequadas. A punição aplicada a determinado usuário num caso não será obrigatoriamente a mesma aplicada a outro usuário em caso semelhante, pois vários fatores são levados em consideração, em especial o histórico do usuário em suas postagens no fórum. O hábito de "Postar com regras debaixo do braço" não será tolerado aqui sob nenhum circunstância.

A decisão da moderação relativa à aplicação da punição é soberana, sendo tomada após votação entre os membros da equipe e não havendo possibilidade de contestação ou recurso após ter sido aplicada. Esperamos não ter que chegar ao ponto de punir um colega dentro de um fórum técnico.

Se for verificado que em determinado momento um usuário está causando seguidos tumultos e transtornos ao fórum, os Administradores podem aplicar uma suspensão preventiva para evitar mais problemas. E em seguida será decidida a punição para a infração.

Em ordem de gravidade, as punições são:

Advertência pública;
Suspensão leve de 1 a 7 dias;
Suspensão pesada de 10 a 60 dias;
Banimento.


9 - Considerações e Recomendações finais


A - O fórum é aberto a todos, e é expressamente proibido tópicos e postagens que incitem a discriminação racial, religiosa ou partidária, sob qualquer aspecto. Qualquer mensagem com este conteúdo será editada ou deletada sem aviso,e o membro será punido pela Administração.

B - Não são permitidos tópicos, posts e/ou fotos de conteúdo pornográfico, sexual, erótico ou sensual. Não são permitidas imagens classificadas como GORE. Nosso propósito aqui é trocar informações e não chocar pessoas.

C - Não poste mensagens com o título ou o texto em maiúsculas, isto é extremamente desagradável, equivale a GRITAR. Além de ser desagradável de ler, é injusto, pois faz com que sua mensagem tenha mais destaque que as demais. Caso insista o membro receberá uma advertência por mensagem privada de um dos moderadores, em caso de reincidência, punição.

D - Use sempre um título que dê uma ideia do conteúdo da mensagem e que seja o mais objetivo possível. Com isto, você conseguirá atrair um número maior de pessoas interessadas no tema.

E - Ao postar uma pergunta, seja educado e tente incluir todos os detalhes que possam ser úteis para quem se dispuser a ajudá-lo com o problema. Lembre-se que os outros participantes do fórum não o frequentam apenas para responder suas perguntas, mas também para aprender. Além de postar perguntas, tente sempre contribuir com algo. Os participante mais respeitados e mais queridos são sempre os que ajudam mais.

F - Ao responder uma mensagem, seja educado e cortês. Jamais menospreze o outro só por que ele sabe menos. Caso ache que a pergunta é muito básica, ache que o autor da pergunta não foi educado ou que a pergunta não têm a ver com o tema do grupo, simplesmente não responda nada, guarde seu tempo para responder mensagens onde possa ajudar com algo.

G - Antes de criar um tópico, faça uma pesquisa no Fórum e veja se algum usuário não criou antes de você. Isso evita os tópicos repetidos, que acabam sendo deletados.

H - Na página inicial do fórum existe uma descrição das seções, portanto preste atenção para que você não crie tópicos em seções erradas.

I - Se um determinado tópico virar espaço para briga particular de 2 ou 3 usuários, com repetidos posts desvirtuados do assunto do tópico, o tópico será imediatamente fechado e todos serão punidos, independente de onde se originou a confusão. Vide a regra 0.


____________

Este espaço é tão seu quanto de quem o idealizou. Cuide de seu bom andamento e aproveite o espaço e os benefícios que ele irá lhe trazer.

Cordialmente,

A Administração do Alidb.

    Data/hora atual: Qua Jun 28, 2017 7:23 am