ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores

Compartilhe

Duarte

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/04/2016

Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores

Mensagem por Duarte em Seg Abr 18, 2016 7:06 pm

Gostaria de informações sobre o custo x beneficio do frango desfiado pronto, em relação a comprar o file de peito de frango, cozinhar e desfiar.

Ouvi falar que existe um perca de 50% da gramatura quando cozinhamos e desfiamos, ou seja, compro 1 kg de peito de frango e depois do trabalho tenho 500 g de frango desfiado.

Gostaria de informações de fornecedores para comprar em maiores quantidades na Bahia caso alguém conheça.

Trabalho com sanduíches naturais, tortas e pizzas e utilizo muito o frango desfiado, mas perco muito tempo para cozinhar, desfiar etc...

Obrigado!
avatar
Crixus

Mensagens : 335
Data de inscrição : 13/08/2014

Re: Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores

Mensagem por Crixus em Seg Abr 18, 2016 8:56 pm

Cara penso que procede isso sobre a perda da gramatura uma vez que quando se coztinha libera toda água do frango consequentemente ele diminuirá peso e quantidade. Não sei se na proporção que vc citou. Nesse sentido compensa bem mais comprar ele já desfiado, porém não tenho menor idéia de preço para avaliar o custo benefício. Sobre sua outra pergunta acredito que o usuário Borg poderá ajudar.

Abraços boa sorte na pesquisa.
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 774
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores

Mensagem por Borg em Ter Abr 19, 2016 9:28 pm

Duarte, bom dia. Seja bem vindo ao nosso grupo !

Trabalhei muitos anos com frango para produção de recheios de todo tipo.  O frango inteiro possui vantagens e desvantagens, se comparado ao peito de frango processado:

Vantagens
O frango inteiro é mais barato
Usando o frango inteiro, você pode melhorar o sabor do alimento, colocando partes da coxa e sobrecoxa junto ao peito. Estas partes são mais irrigadas, possuem mais gordura e por isso são mais saborosas (aromas são quase todos de base oleosa, por isso ficam presentes na gordura dos alimentos). Quando se usa 100% peito de frango, é necessário ter um tempero que faça a diferença na hora de testar o sabor, pois o peito não traz nenhum diferencial de sabor, ao contrário da coxa e sobrecoxa.

Desvantagens
O frango inteiro perde de 20 a 30% de seu tamanho depois de cozido e processado. Isso acontece porque os abatedouros injetam o tempero internamente com uma quantidade absurda de água junto, inchando o produto e levando para o congelamento (a água congela no meio das fibras e o aumento no peso se confirma). Aqui no RJ é comum a gente chamar o frango congelado de algumas marcas de "frango d'água", pois eles entram no forno como frango e saem como pombo, eheheh..

O frango inteiro exige um trabalho muito maior, pois é necessário limpar, cortar, separar, desossar... o que o frango já processado não exige.

Quando vc compra 1kg de frango inteiro, vc tb está comprando osso, que não é usado na receita, a não ser que seja pra fazer um molho pardo.

Além disso, existe o problema sanitário. Carcaça e restos de frango contaminam com facilidade, geram odor desagradável quando expostos muito tempo à temperatura ambiente, devem ser descartados imediatamente após o trabalho no alimento.

Já o frango processado (peito desfiado) é mais prático, a diferença no preço acaba compensando na economia de trabalho na cozinha e na drástica redução do desperdício, pois praticamente 100% do pacote é usado. A sua grande desvantagem é: Peito desfiado industrializado não tem gosto de nada, é um dos insumos mais sem graça que podemos usar na cozinha. Se o frango não levar uma "turbinada" na hora de fazer o recheio, provavelmente o final será um frango claro, ressecado no miolo e sem aquele gosto que faz a diferença.

O que eu recomendo para bares, lanchonetes e pequenas produções é comprar frango desfiado (aqui no RJ as marcas mais em conta são Rica e Pif-Paf), comprar filé de coxa ou coxa de frango e cozinhar misturado numa proporção de 70% peito e 30% coxa, para que o frango fique com uma cor mais bonita e também com mais sabor.

Um lembrete: Produtos de frango dito "desossados" vem com osso sim !!  O processo de desossa nos abatedouros é manual e requer rapidez no manuseio do alicate. Se a linha está sobrecarregada o funcionário da desossa larga o frango mais rápido para pegar outro e nisso fragmentos acabam indo grudados na carne pq ele não faz a devida inspeção. Todo consumidor sabe que osso de frango é parte do animal, mas quando ele aparece no recheio alguns fazem um estardalhaço sem igual, por isso todo cuidado é pouco. Reclamar com os fabricantes na prática não adianta nada, infelizmente.

Caso você precise de mais alguma ajuda, não hesite em postar aqui no ALIDB, teremos o maior prazer em tentar ajudar.

Conteúdo patrocinado

Re: Custo x Beneficio de comprar o frango ja desfiado e dicas de fornecedores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Dom Dez 10, 2017 11:22 pm