ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


Pigmento de 2 mil anos é capaz de perder terceira dimensão

Compartilhe
avatar
Poseidon

Mensagens : 325
Data de inscrição : 19/09/2014

Pigmento de 2 mil anos é capaz de perder terceira dimensão

Mensagem por Poseidon em Sex Nov 28, 2014 3:56 pm

As esculturas foram descobertas na China na década de 70, enterradas juntamente com o primeiro imperador da China, Qin Shi Huang.



Os guerreiros — um diferente do outro — foram produzidos no final do século 3 a.C., e, na época em que foram descobertos, análises revelaram que todos haviam sido originalmente pintados. E um dos pigmentos encontrados, batizado de “roxo Han” ou “azul Han”, só pode ser recriado depois que os pesquisadores terminaram com seus exames químicos. Aliás, sua composição (silicato de bário e cobre) só foi determinada na década de 90.



E não é que o tal pigmento ainda é capaz de surpreender os cientistas? De acordo com Esther Inglis-Arkell, do site io9, depois que a turminha da química terminou de “brincar” com o pigmento, foi a vez do pessoal da física se aventurar com a substância. Segundo Esther, em condições normais de temperatura, esse material atua como isolante e é desprovido de magnetismo.

Além disso, o silicato de bário e cobre conta com muitos elétrons, que “vibram” em diferentes direções. Contudo, os físicos descobriram que quando a temperatura é reduzida para algo em torno de – 270 e – 272 °C e se aplica um campo magnético equivalente a 800 mil vezes o campo magnético terrestre — bem, nós avisamos que era a vez do pessoal da física brincar! —, algo curioso acontece.

Conforme explicou Beth, nessas condições os elétrons parecem se fundir, vibrando em uma única direção e agindo como se fossem apenas um único elétron. E mais: quando os cientistas reduziram um pouco mais a temperatura, eles descobriram que o pigmento “perdia” uma de suas dimensões, passando a mostrar apenas duas dimensões em vez de três.

De tri a bidimensional

Como você sabe, vivemos em um mundo tridimensional, composto, basicamente, pelas direções cima-baixo, direita-esquerda e frente-atrás. Assim, segundo os físicos que conduziram os experimentos com o pigmento, imagine uma onda sonora, por exemplo. Ela se propaga pelo ambiente simultaneamente em três dimensões.



Contudo, se removermos uma dessas dimensões, então ela passará a viajar pelo ambiente como as ondulações que vemos se formando sobre a água, deixando de se propagar perpendicularmente à superfície. E foi justamente isso o que os físicos observaram com o pigmento quando ele foi submetido às baixas temperaturas. A onda magnética que estava viajando através da substância passou a se propagar em apenas duas dimensões.

Os pesquisadores acreditam que esse fenômeno pode estar relacionado com a estrutura dos elementos químicos que compõem o pigmento. A estrutura lembra uma porção de ladrilhos empilhados em camadas, mas cada camada se encontra levemente desalinhada com relação à anterior, e essa organização talvez interfira na propagação da onda, forçando-a a viajar em duas dimensões.

fonte


_________________
O riso é a última fronteira
avatar
Mazikamno

Mensagens : 232
Data de inscrição : 23/09/2014

Re: Pigmento de 2 mil anos é capaz de perder terceira dimensão

Mensagem por Mazikamno em Sex Nov 28, 2014 9:09 pm

Que interessante! 

é tanto mistério que surge que parece que no decorrer da história ouve um extermínio dos humanos onde se destruiu tudo o que se sabia,'dormiram",começou do zero, e agora estamos reaprendendo e descobrindo coisas que já deveriam estar ultrapassadas mas não estão. 

Até pode entrar a simbologia do dilúvio na explicação, porém, esses chineses, egípcios, devem ter vindo depois do dilúvio, não deveria haver tanto mistério nas tecnologias deles.
avatar
victor andrade

Mensagens : 352
Data de inscrição : 02/10/2014

Re: Pigmento de 2 mil anos é capaz de perder terceira dimensão

Mensagem por victor andrade em Sab Nov 29, 2014 7:10 am

É por isso que eu falo que a frase "ha muito mais coisas entre o céu e a terra" nunca foi tão bem usada quanto para descrever essas descobertas. Incrível como se descobre coisas que nos dias hoje não conseguimos reproduzir, olha so fazer esses soldados que qnd estão a -270 criam seu próprio campo magnético que é maior que o da terra, pqp, é de assustar como eles sabiam dessas porras todas e nós só estamos descobrindo agora.
avatar
morpheus

Mensagens : 276
Data de inscrição : 29/09/2014

Re: Pigmento de 2 mil anos é capaz de perder terceira dimensão

Mensagem por morpheus em Sab Nov 29, 2014 7:26 am

Essas histórias seriam um prato cheio para o meu falecido avô, que achava que a chave para o futuro estava no passado. Heheheheheh.

Esse troço de numa determinada temperatura perder a terceira dimensão é intrigante demais. Como ele fizeram isso? será que eles sabiam do que estava criando? muito louco isso,
avatar
Tandra
Admin

Mensagens : 529
Data de inscrição : 08/08/2014
Idade : 28

Re: Pigmento de 2 mil anos é capaz de perder terceira dimensão

Mensagem por Tandra em Sab Nov 29, 2014 7:23 pm

Se eles sabiam disso eu acho que não, mas, com certeza sabiam que essa mistura de componentes eram mais resistente. O que me deixa mais intrigada é exatamente isso, monumentos, obras desse tipo durar milênios, como pode né? isso é com certeza o mais interessante de tudo.


_________________
Dalla Riva Consultoria de alimentos. Nossas Soluções em consultoria.
Acesse: www.dallariva.com.br 
avatar
Poseidon

Mensagens : 325
Data de inscrição : 19/09/2014

Re: Pigmento de 2 mil anos é capaz de perder terceira dimensão

Mensagem por Poseidon em Sab Nov 29, 2014 9:48 pm

Meus caros...

eu tenho a mesma sensação de vocês, é algo intrigante mesmo.


_________________
O riso é a última fronteira
avatar
Laerte

Mensagens : 257
Data de inscrição : 11/10/2014

Re: Pigmento de 2 mil anos é capaz de perder terceira dimensão

Mensagem por Laerte em Dom Nov 30, 2014 8:10 pm

Legal isso.

Se numa temperatura mas baixa ele perde uma dimensão, será que em uma temperatura bem mais alto ele ganha mais uma?? isso sim iria ser assustar.

Conteúdo patrocinado

Re: Pigmento de 2 mil anos é capaz de perder terceira dimensão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sex Nov 24, 2017 6:13 am