ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


Pesquisa científica avalia veracidade das cartas de Chico Xavier

Compartilhe
avatar
Mazikamno

Mensagens : 232
Data de inscrição : 23/09/2014

Pesquisa científica avalia veracidade das cartas de Chico Xavier

Mensagem por Mazikamno em Qua Nov 26, 2014 8:18 pm

RIO — O domingo de 3 de fevereiro de 1974 prometia muitas alegrias para o estudante de Engenharia Jair Presente. Ele havia saído de casa, onde morava com os pais e a irmã, para um animado fim de semana com os amigos. Mas, o passeio terminaria em tragédia: Jair morreria afogado na Praia Azul, em Americana, a 37 quilômetros de Campinas. A história do rapaz, porém, não acabaria ali. Ele teria escrito 13 cartas após a morte, reproduzidas em psicografias do médium Chico Xavier. Quarenta anos depois, uma pesquisa científica investigou o conteúdo das mensagens e comprovou a autenticidade das informações.

O resultado do trabalho foi publicado pela revista científica “Explore”, da Editora Elservier, sediada em Amsterdã, na Holanda.

– Estas cartas produzem informações verificáveis. Não são informações genéricas. Trazem nomes de pessoas, situações que aconteceram, e estas informações eram, de modo geral, verídicas – observa o psiquiatra Alexander Moreira-Almeida, o diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), da Universidade Federal de Juiz de Fora, o orientador da pesquisa.

O estudo das cartas atribuídas a Jair Presente é o primeiro de uma série realizada pelos pesquisadores Alexandre Caroli Rocha e Denise Paraná, resultado do trabalho de pós-doutorado, parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

– A grande discussão que existe no meio acadêmico é se estas cartas, efetivamente, proporcionam evidências, informações verídicas, sobre a pessoa falecida, e se o médium não teria tido acesso por meios normais. Esta é a grande pergunta – atesta Almeida, também coordenador das seções de Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria.

O médium Chico Xavier, que morreu em 2002, chegou a ser acusado de infiltrar seguidores entre o público durante as seções espíritas, justamente para conseguir informações essenciais e inseri-las nas cartas. A acusação sempre foi refutada por admiradores do médium.

– A grande limitação do estudo – reconhece Almeida – é que estamos analisando fatos que aconteceram 20, 30 anos atrás. É difícil ter certeza do grau de informações passadas para Chico Xavier.

A metodologia da pesquisa incluiu entrevistas em profundidade com familiares e pessoas que tiveram acesso aos fatos, além da checagem de recortes de jornal e de outros documentos.

– Houve casos, por exemplo, nos quais nem as pessoas que foram obter a carta com Chico Xavier tinham aquela informação que estava na mensagem – observa Almeida –. Apenas posteriormente foi feita uma investigação pelos próprios familiares para descobrir que aquelas informações eram também verídicas.

A pesquisa, porém, não é a comprovação de que as cartas foram mesmo escritas por alguém já morto, mas que as informações ali contidas são verdadeiras. Os pesquisadores se preparam para concluir as avaliações de conjuntos de mensagens de mais três casos psicografados por Chico Xavier. O médium passou pelo primeiro teste.

Fonte

Prato cheio para os "esprítas".
avatar
Laerte

Mensagens : 257
Data de inscrição : 11/10/2014

Re: Pesquisa científica avalia veracidade das cartas de Chico Xavier

Mensagem por Laerte em Qui Nov 27, 2014 8:14 am

Eu não acreditava antes nessas cartas, mas, hoje acredito, exatamente pela precisão dos fatos, nomes, lugares, apelidos, fatos e histórias pertinentes só aquela família coisa que so a própria pessoa saberia. É coisa de outro mundo eu sei, mas, temos que sempre manter a mente aberta para essas coisas. So acho que a muito mais entre o céu e a terra que nossa van filosofia entender e acredita existir.
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 770
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Pesquisa científica avalia veracidade das cartas de Chico Xavier

Mensagem por Borg em Qui Nov 27, 2014 8:53 am

Nenhum centro de estudos vai conseguir explicar o que rolava, não existem ferramentas científicas para mensurar algo que não se entende, apenas se aceita. Eu já li 2 cartas psicografadas de pessoas queridas por mim que já partiram, uma da minha avó e outra do meu irmão. A da minha avó bateu muita coisa ali, a do meu irmão eu não senti uma aura convincente ali, acho que ali rolou outra coisa... de qualquer modo, é fato que existe um canal de comunicação, pena que ele não pode ser controlado pelo lado de cá...
avatar
Mazikamno

Mensagens : 232
Data de inscrição : 23/09/2014

Re: Pesquisa científica avalia veracidade das cartas de Chico Xavier

Mensagem por Mazikamno em Qui Nov 27, 2014 10:15 am

Laerte escreveu:Eu não acreditava antes nessas cartas, mas, hoje acredito, exatamente pela precisão dos fatos, nomes, lugares, apelidos, fatos e histórias pertinentes só aquela família coisa que so a própria pessoa saberia. É coisa de outro mundo eu sei, mas, temos que sempre manter a mente aberta para essas coisas. So acho que a muito mais entre o céu e a terra que nossa van filosofia entender e acredita existir.
Eu também mantenho a mente aberta, procuro não ser radical e ser o mais imparcial possível, fico sempre ali no meio termo. Acredito sempre na possibilidade! 

Para quem é radical, tem uma religião e segue ela por completo, é um prato cheio para reafirmar a crença, e isso é ruim porque eles não aceitam observar as variáveis, não se permitem.
avatar
Laerte

Mensagens : 257
Data de inscrição : 11/10/2014

Re: Pesquisa científica avalia veracidade das cartas de Chico Xavier

Mensagem por Laerte em Qui Nov 27, 2014 11:20 am

Penso como vc Mazikamno, o aceitar só por que vem da religião e o não aceitar só por que não se aceita e pronto eu acho um pouco de ignorância. Por isso gosto de deixar reticências em minhas opiniões principalmente sobre religião e coisas que não consigo explicar.
avatar
morpheus

Mensagens : 276
Data de inscrição : 29/09/2014

Re: Pesquisa científica avalia veracidade das cartas de Chico Xavier

Mensagem por morpheus em Qui Nov 27, 2014 12:11 pm

Borg escreveu:Nenhum centro de estudos vai conseguir explicar o que rolava, não existem ferramentas científicas para mensurar algo que não se entende, apenas se aceita. Eu já li 2 cartas psicografadas de pessoas queridas por mim que já partiram, uma da minha avó e outra do meu irmão. A da minha avó bateu muita coisa ali, a do meu irmão eu não senti uma aura convincente ali, acho que ali rolou outra coisa...  de qualquer modo, é fato que existe um canal de comunicação, pena que ele não pode ser controlado pelo lado de cá...

conte-nos mais sobre essas cartas, nunca vi uma, mas, sempre tive vontade de ler, e entender como é esse momento de transição, tb não sei se é assim que se fala. rs
avatar
Ph neutro

Mensagens : 130
Data de inscrição : 10/11/2014

Re: Pesquisa científica avalia veracidade das cartas de Chico Xavier

Mensagem por Ph neutro em Qui Nov 27, 2014 8:34 pm

O imão de uma ex namorada minha era médiun, ja psicografou várias cartas, ele recebia muita gente na casa dele e parecia que de verdade ele tinha algum tipo de dom. Eu não sou espirita, na verdade, sou católico não praticante, ou seja, não tenho religião, rsrsrs. Mas estou mais inclinado aceitar a existência de outros tipos de forças que incidem aqui em nossa vida, em nosso mundo aqui na terra, que simplesmente ignorar e fingir que nada ocorre. Alguma coisa rola ai, só não sei o que.
avatar
victor andrade

Mensagens : 352
Data de inscrição : 02/10/2014

Re: Pesquisa científica avalia veracidade das cartas de Chico Xavier

Mensagem por victor andrade em Qui Nov 27, 2014 8:40 pm

Uns anos atrás não teve um caso de um cara que estava sendo acusado de homicídio e que usaram como prova uma carta psicografada pelo chico xavier? inclusive nesse caso ele foi inocentado, salvo engando. Lembro de ouvir que na carta contava detalhes que somente o suporto autor do crime e a vítima ou familia da vítima saberia. Acho que foi um acidente a vitima dizia que perdoava o autor e que os fatos não tinha ocorrido como estava sendo descrito e que ele não teve culpa, algo assim...não lembro muito os detalhes, mas teve esse caso, achei interessantíssimo.

Conteúdo patrocinado

Re: Pesquisa científica avalia veracidade das cartas de Chico Xavier

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Ter Jul 25, 2017 11:31 pm