ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES

Como é feito ?

Compartilhe
Malévola

Re: Como é feito ?

Mensagem por Malévola em Sex Nov 28, 2014 9:45 am

Borg escreveu:
Poseidon escreveu:eu pensava que o macarrão usado fosse artificial, então é usado tudo de verdade né, inclusive aqueles que vem com pedaços de cenoura??

É tudo liofilizado e o macarrão é igual ao que se compra no mercado.  E de fato, qualquer macarrão é artificial, pois não existe macarrão na natureza, se encontrarem um pé de talharim ou um espagetal, me avise, KKKKKKKKKK

hahahahahahahahahhahahahahahahahahahahaha

Borg, bom dia, vendo esse tópico da Herbalife me veio uma dúvida, como são feitos esse suplementos alimentícios, tipo barra de cereal, shakes, essas proteinas e suplementos que esse povo que faz academia usa??
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Sex Nov 28, 2014 1:42 pm

Cachorro Louco escreveu:

Borg, me conta uma coisa como são feitos os pães franceses, de forma, sovado e de hambúrguer é tudo pão mas, é tudo diferente, qual a diferença deles?

O que varia é o tipo de fermentação e o tipo de trabalho na massa fermentada. A fermentação é o segredo de qualquer tipo de pão. Uma fermentação mais lenta gera um pão diferente, uma fermentação com trabalho de massa gera outro tipo de pão, uma fermentação rápida gera um pão sui generis...  a adição de certos ingredientes tb influenciam... açúcar, leite e ovos alteram a consistência da massa, cada um de um jeito...

Pão francês: Farinha, água, melhorador, fermento e sal
Pão de forma: Farinha, água, melhorador, fermento, sal. Pode conter leite ou açúcar
Pão de hamburguer: Farinha, água, melhorador, fermento, sal e açúcar
Pão sovado: Farinha, água, melhorador, fermento, sal. Pode conter leite ou açúcar. A massa recebe um trabalho mais pesado durante a fermentação, daí o termo "sovado"...

Existem outros detalhes, pois panificação é o ramo de alimentação mais complexo que existe. A gente pode futuramente ter um tópico só sobre esse assunto.
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Sex Nov 28, 2014 1:54 pm

iriss escreveu:Borg se me permite fazer uma pergunta, como é feito o arroz integral, acho que é uma pergunta idiota, mas, sempre tive essa curiosidade, é um processo químico que o arroz normal sofre ou um tipo de plantação diferente? arroz integral é o mesmo que o arroz parborizado?

E ainda nessa questão de produto integral como são feitos esses alimentos integrais, de fato são melhores? confiáveis? realmente cumpre suas propostas saudáveis?

Arroz integral é o arroz bruto, uai.... ele não sofre os processos industriais que retiram a primeira camada do arroz, deixando ele com coloração clara e uniforme, além de polido.

O arroz parboilizado é o arroz que sofre um processo de cozimento ainda com a casca. O cozimento faz com que algumas substâncias da casca migrem para o miolo do arroz, fazendo com que ocorra uma espécie de camada seladora no grão. Essa camada impede que o amido do arroz se solte no cozimento em panela, fazendo com que fique grudado. Por ele não se compactar, ele dá a idéia de maior rendimento, pois fica soltinho... o inconveniente que a resina que a casca deixa no grão gera uma alteração no sabor dele. Eu não como arroz parboilizado, prefiro o agulhinha fino, o que empapa e queima no fundo da panela, eheheheh....

Essa história de alimento integral ser mais saudável é algo muito relativo... o grande benefício dos grãos integrais é o aumento das fibras insolúveis, que ajudam a manter o intestino mais limpo e menos sujeito a pólipos que podem se tornar tumores. No mais, rola muito marketing pra vender produto...
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Sex Nov 28, 2014 2:11 pm

Malévola escreveu:
Borg escreveu:
Poseidon escreveu:eu pensava que o macarrão usado fosse artificial, então é usado tudo de verdade né, inclusive aqueles que vem com pedaços de cenoura??

É tudo liofilizado e o macarrão é igual ao que se compra no mercado.  E de fato, qualquer macarrão é artificial, pois não existe macarrão na natureza, se encontrarem um pé de talharim ou um espagetal, me avise, KKKKKKKKKK

hahahahahahahahahhahahahahahahahahahahaha

Borg, bom dia, vendo esse tópico da Herbalife me veio uma dúvida, como são feitos esse suplementos alimentícios, tipo barra de cereal, shakes, essas proteinas e suplementos que esse povo que faz academia usa??

Sua dúvida é muito longa... vou responder por partes...

Os suplementos tipo diet shake são formulações de nutrientes calculados para substituir em termos nutricionais uma refeição, com a devida redução energética. Qualquer um pode fazer um diet shake tosco level100 em casa....

Leite em pó desnatado, cacau em pó, bicarbonato de sódio, 1 cápsula ou 2 de Centrum bem desmanchada até virar pó, um pouco de amido de milho ou fécula de batata, aroma de baunilha e adoçante ou açúcar... vc tem um shake de chocolate bem espumante com nutrientes necessários para 1 dia de trabalho...

Depois eu posto o resto...
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Seg Dez 01, 2014 6:39 am

Barra de cereal - É algo 100% dominado pela indústria brasileira, existem empresas em Limeira (SP) que vendem o sistema completo pra vc entrar com os insumos e sair com a barrinha empacotada. Basicamente é uma pasta de açúcar invertido com grãos diversos, formando uma espécie de massa. Essa massa passa por uma esteira onde recebe a adição dos ingredientes que o fabricante deseja ter no produto (coco, mel, arroz, chocolate, frutas secas. etc.) tudo é adicionado em cima da barra, à medida que ela vai passando pela esteira. Depois de receber todos os ingredientes, a esteira passa por um túnel de resfriamento, onde sua temperatura cai e ela fica mais rígida, podendo ser cortada por um conjunto de lâminas colocadas na esteira. Estas lâminas transformam a massa uniforme em uma série de longas tiras, que depois são cortadas automaticamente na horizontal, pra barrinha ficar com o comprimento desejado. Nesse ponto temos a barrinha feita, coberta e no tamanho certo. Ela então passa para outra esteira, que alimenta uma empacotadora tipo flow-pack. A esteira alimentadora ordena as barrinhas de modo a ficarem uma atrás da outra, fazendo com que o empacotamento individual se processe com êxito. As barrinhas empacotadas vão para outra esteira, que as joga em uma mesa giratória, onde funcionários vão colocando as barrinhas em caixas de papel pra depois colocar um certo número destas caixinhas numa caixa de papelão, que vai direto pro estoque e de lá, pros mercados. Em fábricas mais modernas o encaixotamento é todo automático, não precisa de nenhum funcionário colocando as barrinhas em caixas.
Malévola

Mensagem por Malévola em Seg Dez 01, 2014 9:44 am

Explicação show borg. Obrigada.
Joelma

Mensagem por Joelma em Qui Dez 04, 2014 9:55 am

Prezado borg.

Como/qual a diferença do azeite de oliva extra virgem para o normal? eu sei que um deles pode levar ao fogo e outro se levar perde todas os nutrientes, mas, sempre fico na dúvida, outra coisa, que gostaria de perguntar é sobre o os óleos normais, eu so uso o de girassol, mas, tem muito outros qual a diferença? e qual o melhor?

desde já agradeço.
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Qui Dez 04, 2014 3:01 pm

Joelma escreveu:Prezado borg.

Como/qual a diferença do azeite de oliva extra virgem para o normal? eu sei que um deles pode levar ao fogo e outro se levar perde todas os nutrientes, mas, sempre fico na dúvida, outra coisa, que gostaria de perguntar é sobre o os óleos normais, eu so uso o de girassol, mas, tem muito outros qual a diferença? e qual o melhor?

desde já agradeço.

Joelma, o azeite é considerado o produto alimentício mais fraudado do planeta, e um dos motivos para essa fraude é a eterna briga de rotulagem entre virgem, extra-virgem, comum e composto. É uma briga que se originou na europa e hoje rola nos 2 hemisférios.

O azeite é fabricado através da extração da fração oleaginosa da azeitona em ponto de colheita. Essa extração é feita através de prensagem simples, só que a pressão utilizada é que vai gerar a classificação.

O azeite extra-virgem é obtido quando a azeitona recebe a primeira prensagem à frio, onde a prensa mal pressiona as azeitonas e elas já liberam o seu óleo. Essa extração apenas aperta as azeitonas, não gera calor no processo e tb não gera subprodutos de reação. Quando a gente compra um azeite extra-virgem, ele normalmente vem com um teor de acidez em torno de 0,5%... esse número é o valor da análise que é feita no azeite para ver o grau de oxidação do óleo, que ocorre quando se gera calor no azeite. Um valor de 0,5% significa que muito pouco do azeite sofreu oxidação, o que comprova que aquele lote sofreu uma prensagem suave, a frio.. e o azeite obtido é de melhor qualidade, possui um aroma diferenciado. A prensagem à frio extrai pouco azeite das azeitonas, porque elas não podem ser pressionadas em demasia.

O azeite virgem é o azeite que recebe uma prensagem maior, com maior pressão do equipamento... isso gera uma extração mais abundante de azeite, mas como a prensagem mais forte gera calor, o azeite começa a sofrer oxidação, seu paladar sofre algumas alterações... e quando é feita a análise em laboratório, o teor de acidez tende a aumentar consideravelmente... é por isso que o fabricante precisa colocar o teor de acidez, pois um extra-virgem não pode ter 2% de acidez, por exemplo...

O azeite comum sofre uma prensagem ainda mais forte, pois é feito em azeitonas que já foram prensadas em bateladas anteriores, a prensa esmaga sem dó nem piedade, o azeite sai quente e a acidez dele bate 5, 6% fácil...

Na indústria nada se perde, tudo se vende pra evitar que se torne custo. O que sobra da extração, aquilo que não consegue ser classificado no Padrão de Identidade e Qualidade do azeite, é misturado com óleo de soja e é vendido como azeite composto, preferido dos restaurantes de periferia...

Pelo que foi descrito acima, fica fácil perceber a fragilidade do azeite no que se refere à sua estabilidade de nutrientes... por isso, quando aquecemos o azeite, seja ele extra-virgem, virgem ou comum... todos os seus nutrientes rapidamente vão embora, antes de chegar a 80°C... O azeite nunca foi indicado para cozimento, mas sim para acompanhamento de pratos. O problema é que as pessoas sabem que o azeite faz bem e acham que só por isso podem usá-lo de qualquer jeito, como se fosse óleo de soja... infelizmente quem cozinha usando azeite ao invés de óleo de soja está gastando dinheiro, sujando o teto da cozinha e não terá nenhum benefício do azeite agregado ao alimento... Quando chega a 80°C o azeite começa a fumegar, a soltar muita fumaça na frigideira... essa fumaça é o resultado da decomposição dos nutrientes do azeite, que estão sendo desnaturados pela alta temperatura... com óleo de soja isso não acontece, pois a sua desnaturação ocorre acima dos 200°C, só depois de ficar muito tempo na frigideira em fogo alto...

Quanto aos demais óleos vegetais, eu recomendo sempre usar os óleos de canola e girassol, pois eles possuem um teor maior de gorduras poli-insaturadas, que reagem mais facilmente com os grumos de gordura dentro de nossa corrente sanguínea, tornando-os menores e mais facilmente assimilados pelo organismo. É por isso que as pessoas dizem que estes óleos são óleos benéficos.. porque seus lipídios são reativos com outros lipídios, especialmente os que já estão em nossas veias e artérias.

O óleo de canola é muito criticado pelos produtores de soja, pois ele é um óleo capaz de acabar com o predomínio da soja no mundo. Ele vem de uma semente chamada colza, cujo óleo naturalmente extraído é tóxico, mas após um processo genético industrial a parte tóxica é naturalmente eliminada e o que sobra é um óleo muito rico em termos nutricionais... e barato. O Canadá é o maior produtor mundial de óleo de canola e o preço deles é agressivo porque essa planta é uma praga naquele país, assim como o alpiste, nascem até dentro da geladeira se deixar, ehehehehe...

Resumindo:
Pra cozinhar - Girassol e canola, ou mesmo soja.
Pra agregar valor a pratos prontos - azeite.

Outra coisa: Todo mundo gosta de comprar azeite extra-virgem, mas é fato que apenas uma seleta minoria de pessoas consegue identificar as diferenças sensoriais entre o azeite extra-virgem e o virgem. Essa diferença se obtém em laboratório e isso foi comprovado naquele caso do azeite galo, que estava sendo vendido como extra-virgem mas era virgem o tempo todo... as vendas só caíram depois que a fiscalização divulgou a armação dos portugas, pq até então todo mundo tava usando virgem e batendo no peito dizendo que só consumia óleo extra-virgem em casa, ehehehehe....
P
coltmiller

Mensagem por coltmiller em Sex Dez 05, 2014 3:34 pm

Eu estava conversando ontem com minha mãe sobre essa diferença de óleos, vou decorar essa tua explicação e explicar para ela quando eu chegar em casa, e ainda vou pagar de foda kkkkk.
Joelma

Mensagem por Joelma em Qui Dez 18, 2014 5:44 pm

muito obrigada borg por me responder, sanou minha duvida.
Laerte

Mensagem por Laerte em Ter Dez 23, 2014 5:27 pm

Borg...

nessa época natalina, mas, do que justa essa pergunta: qual a diferença desses fiestas, chesters esse coisas todas? sempre quis saber e como eles são preparados, de fato são confiáveis?
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Ter Dez 23, 2014 10:43 pm

Laerte escreveu:Borg...

nessa época natalina, mas, do que justa essa pergunta: qual a diferença desses fiestas, chesters esse coisas todas? sempre quis saber e como eles são preparados, de fato são confiáveis?

A grande diferença deles está no registro do INPI das marcas. Chester é apenas uma marca, mas que pegou de tal forma que fez o fabricante registrar e assim capitalizar o clamor popular de fim de ano. Basicamente é o mesmo produto, um frango de tamanho maior que o normal para abate, que cresceu com uma super alimentação pra gerar mais carne, com ponto de abate em menos de 60 dias, acredito eu. Um frango comum se abate em 41 dias em média.

São produtos confiáveis a respeito do que informam na embalagem... carne de ave congelada para consumo em festas e banquetes de final de ano. Seu tamanho deriva de tecnologia na alimentação da ave, não rola hormônio de nenhum tipo, pq se rolasse ele não teria preço competitivo, ficaria mais caro que kobe beef, eheheheheh....
Laerte

Mensagem por Laerte em Sex Dez 26, 2014 10:23 am

Hehehe valeu borguito... Rsrs

Eu não sou muito fã desses "trem" dificilmente eu como, nessa ceia mesmo comi lasanha kkkkkk nada a ver mas prefiro muito mais.
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Sex Dez 26, 2014 4:42 pm

Por muitos anos eu fazia lasanha a lá Borg pq nunca fui fã de ceia natalina... de 2013 pra cá passamos a fazer queijos e vinhos ao invés de ceia, a coisa melhorou 1000% pra mim...
coltmiller

Mensagem por coltmiller em Sex Dez 26, 2014 4:51 pm

Também sou do tipo que não curte essa comida de ceia, a comida não tem gosto nenhum as vezes a parte de fora da casquinha vem bem temperada, mas a parte de dentro vem sem gosto algum.

santaleh

Mensagem por santaleh em Seg Jan 05, 2015 1:18 pm

Borg escreveu:

desculpa poseidon mais eu tive que rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, esse borg ta tirado viu!!! hahahahahahaha
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Seg Jan 05, 2015 1:50 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
coltmiller

Mensagem por coltmiller em Seg Jan 05, 2015 2:28 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu sempre que leio também começo a rir... poseidon é nosso patrimônio não podemos trocá-lo por nada nesse mundo hehehe
morpheus

Mensagem por morpheus em Qui Jan 22, 2015 1:57 pm

Oh borg tu saberia dizer por que que a lacka fudeu com o Amândita? o bombom era top, e agora tá horrível, gorduroso demais, mudou muito, por que?
Poseidon

Mensagem por Poseidon em Sex Jan 23, 2015 11:05 am

Fala borguito, como são feitos ou qual a diferença desses alimentos com e sem glutem?

Admin

Mensagem por Borg em Seg Jan 26, 2015 5:50 pm

Poseidon escreveu:Fala borguito, como são feitos ou qual a diferença desses alimentos com e sem glutem?

Já respondido em outro tópico...
Crixus

Mensagem por Crixus em Sex Jan 30, 2015 6:31 am

Fala borg, bão?

Não sei se já perguntaram,  já tem um tempo que percebo que as vezes faço macarrão e ele rapidamente fica mole grudento, outro dia fui testar uma marca melhorzinha, e mesmo eu tendo deixado passar do ponto ele ainda sim ficou ao dente. Qual ou como é feito o macarrão que para uns fica ao dente e para outros ficam mole demais?

Poderia também da a dica de algumas boas marcas?
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Sex Jan 30, 2015 1:56 pm

Crixus escreveu:Fala borg, bão?

Não sei se já perguntaram,  já tem um tempo que percebo que as vezes faço macarrão e ele rapidamente fica mole grudento, outro dia fui testar uma marca melhorzinha, e mesmo eu tendo deixado passar do ponto ele ainda sim ficou ao dente. Qual ou como é feito o macarrão que para uns fica ao dente e para outros ficam mole demais?

Poderia também da a dica de algumas boas marcas?

Macarrões feitos com trigo da variedade "durum" são muito mais estáveis e resistentes ao excesso de cocção. São macarrões ideais pra quem gosta de massa "al dente", pois elas aguentam até 5 minutos além do ponto ideal de cozimento, sem que fiquem molengas e desmanchando na boca...

Quase todas as massas secas importadas da Itália são feitas com trigo Durum. Algumas linhas premium tb são feitas com esse trigo. Já as marcas populares usam trigo nacional mesmo, que exige cuidados na hora de cozinhar...

Aqui em casa eu compro muito massa da Barilla, Divella, DeCecco e Colavita, marcas que acho com certa facilidade aqui. Das nacionais, a Renata Superiore é muito boa.
Crixus

Mensagem por Crixus em Sex Jan 30, 2015 3:06 pm

E essas massas feitas de ovos, na prática qual a diferença?
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Sex Jan 30, 2015 3:56 pm

Crixus escreveu:E essas massas feitas de ovos,  na prática qual a diferença?

Usa-se ovo na massa de macarrão quando o trigo usado é de baixa qualidade, normalmente o trigo nacional da variedade T. aestivum. Quando a massa é feita com trigo da variedade T.durum, o uso do ovo é dispensado porque a qualidade do trigo garante uma massa bem coesa, firme na cocção, com baixa liberação de amido na água...

Resumindo: Massa com ovos = macarrão mais pobre, baratinho.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom Out 22, 2017 6:59 am