ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES


Como é feito ?

Compartilhe
avatar
morpheus

Mensagens : 276
Data de inscrição : 29/09/2014

Como é feito ?

Mensagem por morpheus em Qui Nov 20, 2014 8:43 pm

Passando um rodo aqui nos tópicos da seção vi como se faz necessário a criação de um tópico sobre esse tipo de assunto.
Dúvidas surgem a todo momento, e ao invés de criarmos para cada dúvida um tópico, que como ja foi dito em outro tópico, terá apenas 3 ou 4 respostas vamos criar algo mais global, algo que seja nosso banco de dados, ao invés de ficarmos catanto tópico por tópico, vamos juntar nossas dúvidas de como sao feitos os alimentos aqui.

Aiii nesse caso borg contamos com você que tem mais acesso que nós, para dizer algumas verdades sobre a industria de alimentos, trazendo sempre que puder, matérias, vídeos como os do frango com agua por exemplo. E se o assunto começar a ficar restrito demais podemos passar o tópico la para o madrugadão.  

E começando... eu sempre tive extrema curiosidade para saber como é feito o leite, sim, o leite que bebemos, qual o processo que ele passa desde quando sai da vaca até aquela caixinha da tretra park? ai se possível poderia diferenciar também os tipo de leite? vaca... cabra... qual é melhor? e essa dúvida não tem nada a ver com o poseidon, ja vou avisando logo antes que me estranhem hehehe.


Última edição por morpheus em Dom Nov 23, 2014 8:55 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Laerte

Mensagens : 257
Data de inscrição : 11/10/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Laerte em Qui Nov 20, 2014 8:54 pm

Morpheus você descobriu essa seção so hoje? Nunca vi ninguém postar tanto de uma vez so aqui hahahahahaha.

A proposta é do tópico é ótima. Acompanhando...
avatar
morpheus

Mensagens : 276
Data de inscrição : 29/09/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por morpheus em Qui Nov 20, 2014 9:03 pm

kkkkkkkkkkkkkkk não pô, mas, so hoje fui da a devida atenção a ela, entrei no fórum por causa do assunto principal mas, me envolvi muito com o CB, e acabei esquecendo que sem dúvida alguma essa é a melhor seção do fórum e não só desse fórum mas, de todos que conheço, rs.
avatar
victor andrade

Mensagens : 352
Data de inscrição : 02/10/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por victor andrade em Sex Nov 21, 2014 8:38 am

Por que a gente não faz uma seção só para isso?? o acham??
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 772
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Borg em Sex Nov 21, 2014 10:52 am

Na verdade, essa seção existia... mas não imaginamos que haveria um grau de perguntas o suficiente para movimentá-la.. aí a gente decidiu eliminar ela e concentrar tudo na seção Debates diversos...

A pergunta do leite é legal, porém um pouco longa... à noite vou poder me dedicar na resposta, pq se eu for responder agora acabo não trabalhando, eheheheh....
avatar
Tandra
Admin

Mensagens : 529
Data de inscrição : 08/08/2014
Idade : 28

Re: Como é feito ?

Mensagem por Tandra em Sex Nov 21, 2014 11:19 am

Ela foi a primeira seção a ser criada, que como eu falei para o morpheus via MP tinha exatamente o nome desse tópico, mas foi no mês que estávamos configurando o fórum ainda,  não tínhamos nada definido nem o nome do fórum estava certo qual seria, ainda nao tínhamos aberto o fórum oficialmente, apesar de ja termos convidado alguns membros e vimos que a seção debates diversos estava engolindo o como é feito,  dai resolvemos unificar. Vocês quem escolhem se querem tópico ou seção, vocês que mandam.


_________________
Dalla Riva Consultoria de alimentos. Nossas Soluções em consultoria.
Acesse: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 772
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Borg em Sex Nov 21, 2014 4:42 pm

Bom, vamos lá:

Para que o leite ordenhado da vaca chegue na prateleira do mercado, seja pó ou líquido, é necessário percorrer o seguinte fluxograma de processo:

1- Retirada do leite da vaca e colocação dele em garrafões ou tanques.
2- O leite passa dos tanques para caminhões-tanque refrigerados de até 30.000 litros, e este processo é feito em cooperativas na maioria dos casos, ou seja, o leite do fazendeiro A mistura com o leite dos demais fazendeiros na cooperativa, pra poder completar um caminhão-tanque.
3- O caminhão chega na empresa que o comprou. Antes de entrar na fábrica, amostras do leite são retiradas para que testes qualitativos rápidos sejam executados. Caso o leite seja aprovado nestes testes, ele tem a sua entrada liberada e o caminhão pode descarregar a carga nos silos refrigerados da empresa que o comprou.
4- Se a empresa fabrica leite em pó, ela liga um sistema de bombas que puxam o leite dos silos e o enviam para um sistema concentrador, que retira água do leite e faz com que ele fique viscoso, quase um leite condensado. Em seguida, o leite concentrado passa por um equipamento chamado "spray dryer", que consiste numa espécie de dispersor que faz o leite passar em forma de ducha, dentro de um reator com ar quente em movimento. As gotas de leite que passam pelo dispersor entram em contato com o ar quente e a água das gotas evapora imediatamente, gerando um pó fino que lentamente cai no fundo do reator e é puxado por um sistema de aspiração por ciclonagem. Este sistema leva o pó a uma outra passagem de secagem, que garante a retirada de toda a umidade do leite. O leite em pó é novamente aspirado e levado a um silo de descanso, onde  segue para o setor de empacotamento, que procede um envase controlado pelo laboratório visando garantir a segurança do alimento.
5- Se a empresa apenas empacota o leite em caixinha tetra-pack, o sistema é um pouco diferente... O leite guardado nos silos é levado a um sistema de retirada de gordura (desnatador), para fazer creme de leite e manteiga. O leite que sai deste processo é acondicionado em um silo que alimenta a linha de envase do leite desnatado e semi-desnatado, sendo antes pasteurizado pelo sistema UHT. Quando a fabricação é de leite integral, o leite do silo vai para um pasteurizador, que eleva a temperatura a cerca de 120°C por alguns segundos (sistema UHT), seguindo depois pra o sistema de envase asséptico, a famosa caixinha Tetra-Pack (ou Sig-Combiblock), que monta e esteriliza a embalagem segundos antes do leite entrar no envase. É o sistema mais seguro de empacotamento, todo e qualquer problema ocorre apenas por falha humana.
6- Uma vez envasado, ele é empacotado em caixa com 12 unidades e fica à disposição dos mercados.
7- Ao longo do processo, o CQ da fábrica interfere diversas vezes no processo, coletando amostras para garantir a segurança do produto.

Nos EUA, o sistema de fracionamento de leite é tão complexo que em algumas plantas o leite é "desmembrado" em parte fluida, gordura e parte protéica, sendo misturado de acordo com o tipo de produto desejado... ou seja, se a fábrica vai fazer um leite desnatado com 1% de gordura, o sistema pega a parte fluida, adiciona a quantidade necessária de proteínas e gorduras pra que ele fique na especificação desejada. Eles literalmente desmancham o leite pra refazer na fábrica. Eu particularmente não gosto disso pq o uso de aditivos se torna inevitável.
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 772
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Borg em Sex Nov 21, 2014 4:47 pm

Comercialmente falando, a gente encontra 3 tipos de leite no mercado:

leite de vaca, leite de cabra e leite de ovelha. Os Leites de cabra e de ovelha são indicados para crianças a partir de 1 ano, pois são fluidos mais fortes em proteínas e lactose. São mais caros mas fazem bem.

Em alguns países existe a opção do leite de égua, mas ele é extremamente doce, pois tem cerca de 40% mais de lactose que o leite de vaca... não é pra qualquer um.

Já o leite que o Poseidon gosta... bem, é melhor perguntar pra ele, KKKKKKKKKKKK
avatar
morpheus

Mensagens : 276
Data de inscrição : 29/09/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por morpheus em Sex Nov 21, 2014 6:33 pm

O leite do poseidon é algo que dispenso hehehe...

Sensacional a explicação borg, so mais uma pergunta e em qual parte eles adulteram o produto?  Em uberlandia há uns anos descobriram que tinha um laticio pondo soda cáustica no leite,  no que que isso interfere no consumo final? O leite acaba perdendo os nutrientes por causa dessa mistura?
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 772
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Borg em Sex Nov 21, 2014 10:31 pm

morpheus escreveu:O leite do poseidon é algo que dispenso hehehe...

Sensacional a explicação borg, so mais uma pergunta e em qual parte eles adulteram o produto?  Em uberlandia há uns anos descobriram que tinha um laticio pondo soda cáustica no leite,  no que que isso interfere no consumo final? O leite acaba perdendo os nutrientes por causa  dessa mistura?

Na maior parte das vezes, a adulteração é feita por uma quadrilha que age no carro-tanque. O motorista para no meio do caminho, retira parte do leite e substitui a parte retirada pela solução batizada, normalmente contendo soda alcalina. Quando eles colocam leite velho na carga, é comum adicionarem água oxigenada, pra fazer a conservação do leite pq é um oxidante e bactericida fortíssimo.

Desse modo, o caminhão com leite adulterado chega na cooperativa, pra ser envasado por qualquer um dos cooperados que usam aquela estação para envasar. Aqui no RJ existe uma enorme cooperativa na cidade de Barra Mansa... dali é que saíram os leites adulterados de várias marcas, pois lá eles concentram o leite em um grande silo e muitas marcas fazem o envase do mesmo material... Envasar em cooperativa sai mais barato pq o fabricante "aluga" o espaço para o envase do seu produto, sem que necessite adquirir os equipamentos da linha.
avatar
Laerte

Mensagens : 257
Data de inscrição : 11/10/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Laerte em Sab Nov 22, 2014 9:42 am

Obrigado pela ótima explicação e boa vontade borg. Vejo muita gente falando que nao toma leite de caixinha nem a pau. Você concorda com isso, no sentido de de fato não ser seguro? Ou não. Podemos ficar tranquilo quanto a isso?
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 772
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Borg em Sab Nov 22, 2014 10:46 pm

Não sei se vcs lembram, mas o leite de caixinha, quando foi lançado, durava 6 meses... a pasteurização ia a 143°C e quando a gente abria a caixinha, vinha aquele odor forte de leite... hoje em dia ele dura no máximo 3 meses, a pasteurização chega a até 120°C no geral e quando abrimos a caixinha, encontramos um leite mais ralo do que antigamente...

O leite UHT piorou com o tempo... ele foi lentamente sofrendo um processo de adulteração de suas características originais, foram colocando um leite mais aguado, embora com os teores de gordura dentro dos padrões exigidos por lei...

Se eu preciso comprar leite UHT pra fazer um teste onde a qualidade precisa ser garantida, eu procuro os leites cuja caixinha custam 6, 8 reais... são os que não são envasados em cooperativa, mas na própria planta do fabricante... são aqueles que a gente consegue sentir o cheirinho de leite mais forte quando abrimos a caixinha... existem algumas marcas mais caras que vendem o leite em garrafa de vidro, produto de quase 10 pratas o litro... é um leite muito melhor que esses de 3 pratas... não existe mágica, existe diferença entre produtos e diferença de custo pra envase.

No Brasil, bebemos um leite parecido com o que se bebe nos EUA e Europa... infelizmente a globalização tb tem o seu lado ruim, pq acabamos pegando costumes ruins dos mais abastados...

Minha recomendação hoje, pra quem precisa beber leite de qualidade é: Compre leite em pó.
avatar
morpheus

Mensagens : 276
Data de inscrição : 29/09/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por morpheus em Dom Nov 23, 2014 5:08 pm

Engraçado, sempre achei que leite em pó fosse mais fraco que o leite de caixinha. Obrigado pela resposta borg
avatar
Poseidon

Mensagens : 325
Data de inscrição : 19/09/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Poseidon em Dom Nov 23, 2014 5:43 pm

Borg mudando um pouco o assunto.  Me tira uma curiosade, como é feito essas sopas prontas? Eu moro sozinho então acabo comendo muito essas porcarias e eu adoro esses sopões. Você saberia me dizer como são feitos?  E não trás prejuízo para a saúde come-las nao ne?


_________________
O riso é a última fronteira
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 772
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Borg em Seg Nov 24, 2014 4:37 pm

Poseidon escreveu:Borg mudando um pouco o assunto.  Me tira uma curiosade, como é feito essas sopas prontas? Eu moro sozinho então acabo comendo muito essas porcarias e eu adoro esses sopões. Você saberia me dizer como são feitos?  E não trás prejuízo para a saúde come-las nao ne?

Em 2001 eu tive um cliente de sopa pronta, foram 6 meses desenvolvendo os produtos e até então eu não gostava muito de sopa, eheheheh....

Amido, ajinomoto, sal, carne liofilizada, legumes liofilizados, gordura vegetal, macarrão de calibre pequeno, aromas específicos e alguns aditivos pra manter a mistura sequinha e sem sinais de oxidação.

O grande segredo destas sopas são os hidrolisados de soja com sabor de carne.... Na época eu usei hidrolisados sabor picanha e sabor frango assado nas sopas de carne e de frango... pqp, dava vontade de colocar no pão e comer, de tão gostoso que eram... tecnologia alimentar de ponta.

Consumir essas sopas de vez em quando não faz mal algum, pois são pobres em termos nutricionais, elas servem muito bem como opção de dieta. Consumir diariamente complica, pq tudo em exagero faz mal...

Das sopas existentes no mercado, eu prefiro a Knorr. A Maggi fica um pudim, de tanto amido adicionado nela...
avatar
Poseidon

Mensagens : 325
Data de inscrição : 19/09/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Poseidon em Seg Nov 24, 2014 7:39 pm

eu pensava que o macarrão usado fosse artificial, então é usado tudo de verdade né, inclusive aqueles que vem com pedaços de cenoura??



_________________
O riso é a última fronteira
avatar
Crixus

Mensagens : 335
Data de inscrição : 13/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Crixus em Seg Nov 24, 2014 8:23 pm

Borg suas explicações são ótimas. Pegando gancho nesse pergunta do poseidon, me fala sobre esses caldos tipo knnor,  ouvir dizer que eles fazem mal é verdade?
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 772
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Borg em Ter Nov 25, 2014 10:39 pm

Poseidon escreveu:eu pensava que o macarrão usado fosse artificial, então é usado tudo de verdade né, inclusive aqueles que vem com pedaços de cenoura??


É tudo liofilizado e o macarrão é igual ao que se compra no mercado. E de fato, qualquer macarrão é artificial, pois não existe macarrão na natureza, se encontrarem um pé de talharim ou um espagetal, me avise, KKKKKKKKKK
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 772
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Borg em Ter Nov 25, 2014 10:41 pm

Crixus escreveu:Borg suas explicações são ótimas. Pegando gancho nesse pergunta do poseidon, me fala sobre esses caldos tipo knnor,  ouvir dizer que eles fazem mal é verdade?

Faz mal se a pessoa comer uns 3 ou 4 por dia... O em cubinho é gordura, sal, ajinomoto, inosinato e guanilato, aroma e temperos. O caldo em pó usa amido, sal, extrato protéico, aromas e temperos, além do ajinomoto, inosinato e guanilato.
avatar
Crixus

Mensagens : 335
Data de inscrição : 13/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Crixus em Qua Nov 26, 2014 7:32 am

Borg escreveu:
Poseidon escreveu:eu pensava que o macarrão usado fosse artificial, então é usado tudo de verdade né, inclusive aqueles que vem com pedaços de cenoura??


É tudo liofilizado e o macarrão é igual ao que se compra no mercado.  E de fato, qualquer macarrão é artificial, pois não existe macarrão na natureza, se encontrarem um pé de talharim ou um espagetal, me avise, KKKKKKKKKK


Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa kkkkkkkkkkkkkk

Valeu pela explicação borg. Bom dia para todos
avatar
Poseidon

Mensagens : 325
Data de inscrição : 19/09/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Poseidon em Qua Nov 26, 2014 8:01 am

acho que me expreessei mal...Hahahahahahahahahahahaha


_________________
O riso é a última fronteira
avatar
Tandra
Admin

Mensagens : 529
Data de inscrição : 08/08/2014
Idade : 28

Re: Como é feito ?

Mensagem por Tandra em Qua Nov 26, 2014 8:58 am

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk poseidon e suas pérolas


_________________
Dalla Riva Consultoria de alimentos. Nossas Soluções em consultoria.
Acesse: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Cachorro Louco

Mensagens : 186
Data de inscrição : 16/10/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Cachorro Louco em Qua Nov 26, 2014 9:07 am

Borg escreveu:
Poseidon escreveu:eu pensava que o macarrão usado fosse artificial, então é usado tudo de verdade né, inclusive aqueles que vem com pedaços de cenoura??


É tudo liofilizado e o macarrão é igual ao que se compra no mercado.  E de fato, qualquer macarrão é artificial, pois não existe macarrão na natureza, se encontrarem um pé de talharim ou um espagetal, me avise, KKKKKKKKKK

huahuahuahuhauhauhauhauhauahuaahuhua, será que o poseidon pensou que tivesse plantação de macarrão?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk rachei de rir agora.

Borg, me conta uma coisa como são feitos os pães franceses, de forma, sovado e de hambúrguer é tudo pão mas, é tudo diferente, qual a diferença deles?

iriss

Mensagens : 33
Data de inscrição : 29/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por iriss em Qua Nov 26, 2014 9:14 am

Borg se me permite fazer uma pergunta, como é feito o arroz integral, acho que é uma pergunta idiota, mas, sempre tive essa curiosidade, é um processo químico que o arroz normal sofre ou um tipo de plantação diferente? arroz integral é o mesmo que o arroz parborizado?

E ainda nessa questão de produto integral como são feitos esses alimentos integrais, de fato são melhores? confiáveis? realmente cumpre suas propostas saudáveis?
avatar
Borg
Admin

Mensagens : 772
Data de inscrição : 08/08/2014

Re: Como é feito ?

Mensagem por Borg em Qua Nov 26, 2014 9:53 am

Cachorro Louco escreveu:
Borg escreveu:
Poseidon escreveu:eu pensava que o macarrão usado fosse artificial, então é usado tudo de verdade né, inclusive aqueles que vem com pedaços de cenoura??


É tudo liofilizado e o macarrão é igual ao que se compra no mercado.  E de fato, qualquer macarrão é artificial, pois não existe macarrão na natureza, se encontrarem um pé de talharim ou um espagetal, me avise, KKKKKKKKKK

huahuahuahuhauhauhauhauhauahuaahuhua, será que o poseidon pensou que tivesse plantação de macarrão?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk rachei de rir agora.

Borg, me conta uma coisa como são feitos os pães franceses, de forma, sovado e de hambúrguer é tudo pão mas, é tudo diferente, qual a diferença deles?

Eu tava respondendo aqui, apagou tudo, pqp... daqui a pouco eu posto de novo, kkkkkk

Conteúdo patrocinado

Re: Como é feito ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Dom Out 22, 2017 9:03 am