ALIMENTE SEU CONHECIMENTO - FÓRUM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS RELACIONADAS A ALIMENTOS E SEUS FABRICANTES

Sucos - quais são os confiáveis?

Compartilhe
victor andrade

Sucos - quais são os confiáveis?

Mensagem por victor andrade em Seg Nov 03, 2014 9:21 am

Borg eu tenho costume de tomar suco diariamente, nunca tive nenhuma restrição a marca ou a estilo, tomo desde os naturais aos tipo tang. Mas, ontem eu escutei por alto na fila de um restaurante um cara conversando sobre isso e falando que ele não toma mais suco tipo tang e explicou o motivo la, mas, embora eu quisesse ficar do lado ouvindo a conversa não deu, paguei a conta e vim embora, ai lembrei que participo de um fórum sobre alimentos kkkkkkkk e aqui estou eu. Você poderia me esclarecer essa dúvida, gosto muito de tang, frisco e quando faço feira de supermercado eu compro o tanto que dá para o mês, ou seja, na média de uns 25 a 30 saquinhos disso. Se vc disser que de fato procede isso que o cara falou do suco tang sinceramente nem sei o que fazer, pq não tenho tempo para ficar fazendo suco natural e sou extremamente viciado nessa porcaria. Se possível me indique um jeito saudável de substituir isso, inclusive indicando marcas se não for pedir muito hehehehe

Desde já agradeço.
Bom dia a todos.
Abs
Borg
Admin

Re: Sucos - quais são os confiáveis?

Mensagem por Borg em Sex Nov 14, 2014 4:47 pm

Caraca, só hoje eu vi esse tópico, KKKKKKKKKK

Bom, vamos lá...

Tang, Frisco e similares: Não é suco. São pós preparados para bebida sabor de fruta, que precisam conter pelo menos 3% de suco da fruta para serem agraciados nessa categoria de "suco em pó", algo complicado em um país repleto de frutas como o nosso. São produtos feitos com açúcar, aroma, corante, turvante, acidulante, conservante, estabilizante, espessante(alguns) e agente secante. É um monte de "antes" na bebida, que cumpre o papel dela de oferecer uma opção de bebida com sabor para as camadas menos abastadas, mas não pode ser vista como suco.

Quando a gente fala de suco, falamos de 3 categorias principais.

Suco extraído na hora, suco integral pasteurizado e néctar.

Quando eu chegar em casa desenvolvo o resto. Hoje é sexta feira e não quero passar a noite no trampo, eheheheheh
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Seg Nov 17, 2014 4:01 pm

Suco extraído na hora - É o suco do Brasil que conhecemos, e que estão lentamente tentando acabar. Possui a melhor taxa de nutrientes (embora ocorra perda ao cortar a fruta e expor seu interior ao oxigênio), sabor superior porém a qualificação dos nutrientes varia de fruta para fruta. Existem sucos naturalmente calóricos, às vezes até mais do que o similar sintetizado na indústria...

Suco integral - É o suco extraído, pasteurizado a 70°C por alguns segundos e embalado em embalagem tipo tetra-pak, no sistema de envase asséptico. A pasteurização detona com parte dos nutrientes, porém ele ainda mantém bastante coisa. Não leva nenhum tipo de adição, não leva água, conservantes ou coisa do tipo, a sua proteção é a pasteurização e a embalagem de qualidade. Sempre foi o suco padrão Brasil, superior ao que rola lá fora, mas esse quadro começou a mudar com a globalização e a "mexida" na classe média brasileira.

Néctar - Invenção de yankee sem-vergonha, domina o mercado do hemisfério norte por completo, por ser um produto parte suco, parte água. É feito a parte de um concentrado da fruta, que é adoçado, diluído em água, adicionado de aditivos e vitaminas (quando existe a necessidade) e envasado assépticamente. Extremamente pobre em termos nutricionais, recebe aditivação para se enquadrar nos limites da legislação nacional. Possui sabor alterado pelos seguidos processos térmicos que o concentrado sofreu, coloração mais fraca e viscosidade inferior. Em sua defesa... o preço praticado na gôndola, chegando a R$ 2,00 o litro... Pra alguns é um ótimo preço pra 1 litro de suco, pra outros, é um valor absurdo pra 1 litro de refresco aguado...

Hoje existe uma nova tendência, que é a pasteurização à frio. É um sistema de pasteurização com pressão modificada, que altera as constantes físicas do suco, fazendo ele pasteurizar a uma temperatura muito baixa. Isso reduz significativamente a perda de nutrientes, praticamente mantém o sabor igual ao do suco extraído na hora e seu preço final é igual ao do suco integral, um similar considero tecnologicamente inferior...  Marca: Natural One.

Minha sugestão é sempre a mesma: Se puder, prefira o suco extraído na hora. Se houver comodidade, prefira o suco da Natural One, ou na pior das hipóteses, o suco integral de caixinha. Pra dar a desafetos, vizinhos chatos, visitas de última hora e demais malas sem alça... néctar neles, KKKKKKKKKK
Mazikamno

Mensagem por Mazikamno em Seg Nov 17, 2014 4:39 pm

Esse suco da Natural One eu me surpreendi na primeira vez que tomei, parecia assim tão natural, hehe, parecia feito na hora o praga. hehe
victor andrade

Mensagem por victor andrade em Ter Nov 18, 2014 12:47 pm

Excelente explicação. Obrigada borg. Eu tenho certa preguiça para fazer na hora. E sempre achei mais prático esses tipo tang, maa agora decretei isso não entra mais em casa. Vou comprar essas poupas congeladas, são boas né? E sempre que possível farei na hora.

Valeu.
Borg
Admin

Mensagem por Borg em Qua Nov 19, 2014 5:58 pm

Polpa congelada depende da marca. Tem polpa que é tão vagabunda que é preferível um Tang, eheheheh

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab Jul 22, 2017 1:52 pm